Nursing care systematization: the nurses’ perception / Sistematização da Assistência de Enfermagem: percepção dos enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.998-1007Palavras-chave:
UTI, Enfermagem, sistematização da assistência de enfermagemResumo
Objetivo: Identificar como enfermeiros de Terapia Intensiva de um Hospital do Norte do Espírito Santo percebem a Sistematização da Assistência de Enfermagem/SAE como método de cuidado Método: Trata-se de um estudo qualitativo com participação de quatro enfermeiros. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada, pesquisa documental e observação não participante. Emergiram três categorias analíticas: “Aspectos Conceituais da SAE: identificando modelos”. “A fragmentação do método: do conceito à prática aplicada” e “A SAE na formação do enfermeiro: teoria x prática”. Resultados: Evidenciou fragilidades em relação à percepção dos enfermeiros sobre a SAE e o PE e sua exeqüibilidade. Conclusão: Rever o papel do enfermeiro, com vistas a retomada de suas responsabilidades com a saúde, pacientes e familiares restaurando seu compromisso com o cuidado efetivo e de qualidade.
Descritores: UTI, Enfermagem, sistematização da assistência de enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.