TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES E PANDEMIA DE COVID-19:

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Authors

  • Luciana Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Abstract

Objetivo: Avaliar o panorama dos transtornos alimentares em adolescentes no contexto da pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases MEDLINE/PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, via Portal Periódicos CAPES. Os descritores foram: eating disorder (transtorno alimentar; transtornos da alimentação), bulimia (bulimia nervosa), anorexia (anorexia nervosa), food compulsion (compulsão alimentar), adolescent(adolescente), pandemic (pandemia), COVID-19, social isolation (isolamento social) e quarantine (quarentena). Foram considerados elegíveis os artigos originais, com pesquisas desenvolvidas nos anos de 2020 a 2022 e publicadas nos idiomas português ou inglês. Resultados: Dezoito artigos atenderam aos critérios de elegibilidade. Os estudos foram realizados em países da Europa, Ásia, América do Norte e Oceania. Foi possível identificar o aumento das internações e da utilização de serviços ambulatoriais por adolescentes em decorrência dos transtornos alimentares, o surgimento de novos casos da doença, o agravamento dos sintomas e das preocupações quanto aos efeitos da pandemia sobre os transtornos, bem como o quanto eles afetaram a vida dos adolescentes no período pandêmico.  Conclusão: A pandemia de Covid-19 trouxe influências negativas para os adolescentes no que se refere ao desenvolvimento ou agravamento de transtornos alimentares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciana Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

É graduada em Nutrição e Professora Adjunta da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) com Doutorado em Ciências e Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Durante o doutorado fez estágio na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Nutrição Josué de Castro, na UFRJ, na linha de pesquisa epidemiologia nutricional. Possui título de Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN. Atua nas linhas de pesquisa: 1) epidemiologia nutricional de diferentes grupos populacionais; 2) saúde, alimentação e nutrição da pessoa idosa. 

 

Áreas de atuação

1. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutirção e Saúde Coletiva/Especialidade: Nutrição e Saúde Coletiva. 2. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutirção e Saúde Coletiva/Especialidade: Epidemiologia Nutricional. 3. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População. 4. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição em Gerontologia.  

Linhas de pesquisa

1. Frequência, distribuição, determinantes e consequências de distúrbios nutricionais na população brasileira   Objetivo: Identificar e analisar os distúrbios nutricionais em diferentes grupos populacionais..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Palavras-chave: desnutrição; obesidade; avaliação nutricional.
2. Técnicas e métodos diagnósticos para avaliação nutricional e alimentar de populações   Objetivo: Desenvolvimento/adaptação/avaliação de técnicas, instrumentos e métodos voltados para o diagnóstico do estado nutricional e do consumo alimentar de indivíduos e populações..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Palavras-chave: estado nutricional; avaliação nutricional; consumo alimentar.
3. Epidemiologia nutricional de diferentes grupos populacionais
4. Saúde, alimentação e nutrição da pessoa idosa  

Projetos de pesquisa

2021 - Atual Envelhecimento, alimentação e nutrição no contexto da pandemia de covid-19: estudo longitudinal com idosos em domicílio e institucionalizados   Descrição: Este projeto objetiva estudar a alimentação e a nutrição de idosos residentes em domicílio e institucionalizados. Será realizado um estudo longitudinal, com participantes acima de 60 anos de idade, que serão acompanhados anualmente por três ondas de coleta de dados. A estratégia adotada para idosos em domicílio foi o inquérito telefônico; e para os idosos residentes em ILPI, entrevista presencial e aferição antropométrica. Além de variáveis relacionadas a aquisição e consumo de diferentes tipos de alimentos, são levantados aspectos sociodemográficos e de saúde geral do idoso, incluindo variáveis relacionadas a possível infecção por Coronavírus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Luciana Silva Ferreira - Integrante / Marcelo Castanheira Ferreira - Coordenador / Sandra Maria Mendes Rodrigues Pereira - Integrante / Maria Lucia Carneiro dos Rios Ferreira - Integrante / Isabelle Nogueira Cruz - Integrante / Djilaina de Almeida Souza Silva - Integrante / Mariana Luiz Marques - Integrante / Thays Maria Sant?anna Rosa - Integrante / Marina Magno Nascimento Pereira - Integrante / Julia Rodrigues Mendes - Integrante / Gaby Alves de Almeida Galindo - Integrante.

 

2021 - Atual PERFIL ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE IDOSOS BRASILEIROS: ANÁLISES DOS EFEITOS DA PANDEMIA PELA COVID-19   Descrição: Este projeto visa identificar e avaliar estudos sobre o perfil alimentar e o estado nutricional de idosos brasileiros durante a pandemia da COVID-19, bem como possíveis fatores associados a esse contexto. Espera-se com a pesquisa oferecer subsídios técnicos para a tomada de decisão em saúde, seja em nível individual ou coletivo, para o enfrentamento das consequências da pandemia para a saúde e qualidade de vida dos idosos. Serão realizadas revisões sistemáticas da literatura, conduzidas e guiadas pela seguinte questão: Qual é o efeito do isolamento social em decorrência da pandemia pela COVID-19 nos hábitos de aquisição, preparo e consumo de alimentos e no estado nutricional de idosos brasileiros?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Luciana Silva Ferreira - Coordenador / Marcelo Castanheira Ferreira - Integrante / Anna Clara Ferreira dos Santos - Integrante / Ana Carolina Gomes da Silva - Integrante.

 

2013 - 2017 Obesidade sarcopênica no envelhecimento: implicações nas condições de vida e saúde de idosos do município do Rio de Janeiro   Descrição: Objetivo: Avaliar a magnitude e os fatores associados a OS em idosos não institucionalizados, residentes no município do Rio de Janeiro. Métodos: Trata-se de estudo de delineamento transversal, descritivo e analítico, com aproximadamente 400 idosos (≥ 60 anos), de ambos os sexos, participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A variável explanatória principal do estudo será a OS, a ser identificada pela associação de métodos diagnósticos de obesidade (% gordura corporal, índice de massa corporal e circunferência da cintura) e sarcopenia (massa muscular, pelo índice de massa muscular, e força muscular, pela força de preensão manual e teste de sentar e levantar). As co-variáveis do estudo serão: sexo, idade, etnia, renda, escolaridade, arranjo domiciliar, capacidade funcional, fragilidade, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, prática de atividade física, número de morbidades referidas, sintomas depressivos e padrão de consumo alimentar. Para a análise dos dados, serão calculadas estatísticas descritivas - a partir de procedimentos clássicos como médias, intervalos de confiança, erro padrão e taxas de prevalência - e de associação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Luciana Silva Ferreira - Coordenador / Marcelo Ferreira Castanheiras - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

 

2013 - 2017 QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS - NATAL E RIO DE JANEIRO   Descrição: O envelhecimento, já sendo um fenômeno vivenciado pela sociedade brasileira, traz a necessidade de novas ações públicas antecipatórias na previdência e no setor de saúde, entre outros setores, bem como do suporte familiar em função desse processo de envelhecimento populacional. Assim, o reconhecimento desse processo deveria impor um redirecionamento da atuação do Estado e das famílias em razão das mudanças nas demandas dessa população para que os idosos possam permanecer saudáveis e produtivos, ampliando assim a qualidade de vida deste grupo. O processo de envelhecimento caracteriza-se pela redução da participação relativa de crianças e jovens, acompanhada do aumento do peso proporcional dos adultos e, particularmente, dos idosos. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao Censo Demográfico de 2010, o Brasil possui cerca de 193 milhões habitantes. Pessoas com 65 anos de idade ou mais correspondiam a 4,8% dos habitantes brasileiros em 1991, passando para 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010. A importância de se monitorar a evolução demográfica do Nordeste e do Sudeste tem a ver com o peso dessas duas populações no total da população nacional. Ainda segundo o Censo Demográfico de 2010, nas regiões Nordeste e Sudeste concentram-se quase 133 milhões de pessoas. Ademais, nessas regiões, assim como no Brasil, em termos relativos, a população idosa ganha expressão no total populacional. Diante do exposto, este projeto de pesquisa abrangerá o estudo de duas capitais do Brasil, uma localizada na Região Sudeste e outra no Nordeste: Rio de Janeiro/RJ e Natal/RN. O estudo visará identificar quem são e como vivem os idosos inseridos em grupos de convivência destas duas capitais do Brasil, traçando um comparativo considerando características socioeconômicas, demográficas, de saúde e de bem-estar destes idosos. Mais especificamente, deseja-se comparar as características dos idosos inseridos em grupos de convivência em Natal e no Rio de Janeiro. Adicionalmente, pretende-se estudar espacialmente o envelhecimento populacional destes municípios considerando seus bairros, procurando identificar associações com indicadores socioeconômicos utilizando dados dos Censos Demográficos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Luciana Silva Ferreira - Coordenador / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Paulo Sérgio Lucio - Integrante / Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Integrante / Maria Tereza Serrano Barbosa - Integrante / Luciane de Souza Velasque - Integrante / Idemauro Antonio Rodrigues de Lara - Integrante / Maria de Fatima Miranda Barbosa - Integrante / Maria Helena Constantino Spyrides - Integrante / Davi da Silveira Barroso Alves - Integrante / Cristiane Alessandra Domingos de Araujo - Integrante / Lára de Melo Barbosa Andrade - Integrante / Alexandre Sousa da Silva - Integrante / Eulália Maria Chaves Maia - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2013 - 2015 Análise de critérios utilizados no diagnóstico de sarcopenia em idosos do município de Presidente Prudente   Descrição: A sarcopenia, redução de massa muscular (MM) e força muscular em função do envelhecimento, vem sendo sugerida como síndrome geriátrica, e é um mecanismo causador de declínio funcional, com aumento do risco de fragilização, quedas, fraturas, hospitalização, morbidades, e mortalidade. Entretanto, mesmo com o aumento de estudos acerca do tema, ainda não há padronização do seu diagnóstico, bem como não há estudos comparando os diferentes diagnósticos e critérios identificadores da síndrome. Neste sentido, o objetivo principal deste projeto é comparar diferentes critérios de identificação de sarcopenia em idosos brasileiros a partir de variáveis preditoras da fragilidade e da incapacidade funcional. Para tanto, dez propostas de identificação de sarcopenia, sugeridas pela literatura internacional, serão comparadas, a partir da análise de regressão logística e da sensibilidade e especificidade, tendo como referência, as variáveis dependentes fragilidade e incapacidade funcional, em idosos e idosas do município de Presidente Prudente, SP. Avaliações de MM, por absorciometria radiológica de dupla energia, da força de preensão manual, por dinamometria eletrônica, e da funcionalidade, por bateria de testes específica para idosos, serão realizadas para determinação dos diferentes critérios de identificação de sarcopenia, enquanto incapacidade funcional será identificada por avaliação da dependência para realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária, e fragilidade, por constructo composto pela avaliação de força muscular, peso, atividade física, exaustão e lentidão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Silva Ferreira - Integrante / Luís Alberto Gobbo - Coordenador.

Published

2024-10-13