Empowering nurses in angola: the transformative outcome of training pioneer heroes / Empoderando enfermeiros em angola: as transformações resultantes da educação de heróis pioneiros

Autores

  • Isabel Amelia Costa Mendes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP
  • Carla Aparecida Arena Ventura
  • Leila Maria Marchi-Alves
  • Ítalo Rodolfo Silva
  • Simone Godoy
  • Emerson Willian Santos Almeida

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.11124

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde global, Cooperação internacional, Colaboração, Recursos humanos, Enfermeiro

Resumo

Objetivo: Revisitar a história de cooperação de dois países de língua portuguesa, que resultou na formação dos primeiros enfermeiros de Angola ; Caracterizar os alunos angolanos que participaram do acordo de cooperação ; Identificar suas perspectivas e sentimentos ao final do programa, as influências da educação recebida, motivações para continuarem estudando e satisfação no trabalho. Método: estudo exploratório conduzido com alunos angolanos que graduados em Escola de Enfermagem pública do Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionário desenvolvido pelos pesquisadores,  culturalmente validado com dois especialistas enfermeiros de Angola. Resultados: os esforços, desafios e realizações de heróis de ambos os lados do Atlântico são reconhecidos e se refletem na realidade social do país africano. Conclusão: Acordos de cooperação são recomendados como um caminho para a sustentabilidade das políticas de saúde a partir de uma perspectiva global.

 

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Biografia do Autor

Isabel Amelia Costa Mendes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP

Isabel Amélia Costa MendesProfessora Emérita, Titular Sênior Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão PretoCentro Colaborador OMS para Pesquisa em Enfermagem, BrasilCoordenadora GT Nursing Now BrasilCoordenadora RedEDIT http://lattes.cnpq.br/6510312571379213
https://orcid.org/0000-0002-0704-4319Web of Science ResearcherID - J-7966-2012Scopus ID: 7005722973

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Publicado

2021-06-10 — Atualizado em 2021-06-10

Versões

Como Citar

1.
Mendes IAC, Ventura CAA, Marchi-Alves LM, Silva Ítalo R, Godoy S, Almeida EWS. Empowering nurses in angola: the transformative outcome of training pioneer heroes / Empoderando enfermeiros em angola: as transformações resultantes da educação de heróis pioneiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de junho de 2021 [citado 8º de novembro de 2024];13:1102-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11124

Edição

Seção

Artigo Original

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