CONSTRUÇÃO CRITICO-REFLEXIVA DO CONHECIMENTO E DO CORPO DO ALUNO DE TERAPIA OCUPACIONAL – UMA VISÃO SOIOPOETICA

Autores

  • Angela M.Fernandes da Silva Bittencourt HUCFF/UFRJ
  • Rozilea Mara Felipe de Miranda IFRJ
  • Luciene Evangelista Freitas IFRJ
  • Ana Patricia Oliveira Magalhaes IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

terapia ocupacional, ensino, sociopoetica

Resumo

Objetivou-se neste estudo, captar por meio dos alunos do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro como está sendo construído seu processo de formação, visando a constituição de um profissional crítico-reflexivo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 1º ano do Curso de Terapia Ocupacional, sendo utilizados a metodologia do espaço geomítico pela técnica do desenho. O material empírico foi organizado segundo a sociopoetica, e procedeu-se em seguida à análise temática. Evidenciou-se que os alunos conseguiram elaborar uma analise crítica caracterizado pelo cuidar, educar e o pesquisar.  Ao vivenciarem a realidade concreta, os alunos também convivem com os conflitos que permeiam as relações construídas no cotidiano, questionando o papel do terapeuta ocupacional, refletindo sobre sua postura ética, a fundamentação para a argumentação e a sustentação de sua prática na equipe, e foi por meio do caminho e da estrada que eles concluíram que podem alcançar a sua formação plena. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela M.Fernandes da Silva Bittencourt, HUCFF/UFRJ

Professora de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Rozilea Mara Felipe de Miranda, IFRJ

Academica de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Luciene Evangelista Freitas, IFRJ

Academica de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ana Patricia Oliveira Magalhaes, IFRJ

Academica de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2011-01-04

Como Citar

1.
Bittencourt AM da S, Miranda RMF de, Freitas LE, Magalhaes APO. CONSTRUÇÃO CRITICO-REFLEXIVA DO CONHECIMENTO E DO CORPO DO ALUNO DE TERAPIA OCUPACIONAL – UMA VISÃO SOIOPOETICA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de janeiro de 2011 [citado 20º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1197

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics