O programa de Reabilitação Psicossocial da Marinha do Brasil

Autores

  • Viviane Reis Fontes da Silva Marinha do Brasil e SMS
  • Ana Paula Carvalho Orichio Marinha do Brasil
  • Priscila Bastos Mayworm Marinha do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Resumo

INTRODUÇÃO:

  A ênfase dada ao diagnóstico e tratamento precoce dos transtornos mentais em nível ambulatorial, fez com que ao longo dos anos, o número e a duração das internações psiquiátricas fossem progressivamente reduzidos. Fato é que, por ocasião da promulgação da Lei 10.216 de 06 de abril de 2001, também conhecida como lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira, poucos foram os ajustes necessários ao enquadramento da assistência na UISM aos ditames da Lei, uma vez que os procedimentos adotados se encontravam, e permanecem em consonância com os mais elevados padrões da pratica psiquiátrica adotados em outras instituições de referência.

Além das abordagens terapêuticas tradicionais, a UISM possui outras atividades que visam promover a reabilitação e a reintegração dos pacientes portadores de transtornos psiquiátricos à sociedade, desenvolvidas no Centro de Atenção Diária (CAD). 

Este serviço objetiva atender os usuários portadores de transtornos mentais tais como, esquizofrenia, transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, depressão psicótica entre outros, alem de atender os familiares dos usuários.

O atendimento visa  promover a reinserção social por meio de praticas grupais que  estimulam o relacionamento interpessoal, o compromisso e a assiduidade, possibilitam as trocas afetivas e aumentam a auto-estima. As práticas grupais são denominadas de Oficinas Terapêuticas, que tem como objetivo geral à reestruturação egóica do sujeito através de atividades de vida prática e diária, alem do reencontro com a cidadania, e reproduzem as atividades sócio-familiares, comprometidas devido à doença mental.

Como objetivos específicos, pretende-se afirmar que as oficinas como espaço de expressão da subjetividade do usuário, facilitam a organização das dificuldades de uma forma geral.  Visa ainda, resgatar a auto-estima, e a auto-valorização, a autonomia, memória seletiva, concentração, insight, adaptação social, treinamento de habilidades, prevenir a desordem crônica, promover a integração social e restabelecer funções biopsicossociais.

O CAD funciona em regime de internação parcial.  Os pacientes realizam atividades durante o dia e se dirigem a seus lares no período da tarde, evitando assim, os agravos de saúde ocasionados pela cronicidade das internações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Reis Fontes da Silva, Marinha do Brasil e SMS

Enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. !º Tenente da Marinha do Brasil - UISM. Enfermeira da Pediatria do HMSA/RJ/SMS

Ana Paula Carvalho Orichio, Marinha do Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem EEAN/UFRJ. Doutoranda em Enfermagem EEAN/UFRJ. Capitão de de Corveta da Marinha do Brasil. Coordenadora do Curso de Enfermagem da UCB.

Priscila Bastos Mayworm, Marinha do Brasil

Enfermeira pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela faculdade Souza Marques. 1 Tenente da Marinha - UISM.

Downloads

Publicado

2011-01-04

Como Citar

1.
Silva VRF da, Orichio APC, Mayworm PB. O programa de Reabilitação Psicossocial da Marinha do Brasil. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de janeiro de 2011 [citado 19º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1201

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics