THE NURSE IN THE OCCUPATIONAL RISKS IN HOME-CARE

Autores

  • Elaine Antunes Cortez Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Bruno Henrique Mendonça Ribeiro Estaleiro Mauá

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2057-2070

Palavras-chave:

Riscos ocupacionais, Assistência domiciliar, Ergonomia, Condições de trabalho, Enfermagem.

Resumo

Objetivos: identificar os riscos ocupacionais e descrever ações e medidas preventivas para minimizar riscos ao enfermeiro que atua em Home-Care. Método: estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. Os dados foram coletados do acervo da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), através da base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) na Revista Latino Americana de Enfermagem, selecionados como bibliografia potencial 08 estudos dos quais emergiram 02 categorias temáticas: Enfermagem e Riscos ocupacionais; Enfermagem e Home-Care. Resultados: a equipe de enfermagem é uma das principais categorias ocupacionais sujeita aos riscos ocupacionais. O risco de maior destaque foi o ergonômico, seguido do biológico, químico e de acidentes. Dentre as ações/medidas preventivas pode-se citar: utilização de Equipamento de Proteção Individual, orientação quanto ao uso desses equipamentos, e diminuição da carga horária desses trabalhadores. Em relação aos riscos ergonômicos, orientações quanto à postura inadequada, monotonia, repetitividade e estresse ocupacional. Conclusão: Algumas ações/medidas preventivas devem ser implementadas, através de educação permanente, pausas durante as atividades, proporcionar conforto e melhorias das condições de trabalho, melhor distribuição das tarefas, organização do processo de trabalho e ginástica laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem; Professora Adjunto I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração – MFE – EEAAC/UFF.

Bruno Henrique Mendonça Ribeiro, Estaleiro Mauá

Enfermeiro, Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Plínio Leite – UNIPLI. Enfermeiro do Trabalho no Estaleiro Mauá – Niterói – RJ.

Downloads

Publicado

2011-07-08

Como Citar

1.
Cortez EA, Valente GSC, Ribeiro BHM. THE NURSE IN THE OCCUPATIONAL RISKS IN HOME-CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de julho de 2011 [citado 16º de abril de 2024];3(3):2057-70. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1352

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics