KNOWLEDGE AND PRACTICE: EDUCATION IN HEALTH AS LINK FACILITATIVE IN THE CARE PROCESS

Main Article Content

Ingrid Ramos Reis Couto
Daniele da Silva Marins
Fátima Helena do Espírito Santo
Pamela da Silva Neves

Resumo

Objetivo: identificar na literatura como a educação em saúde aliada a prática da enfermagem pode facilitar o processo de cuidar em enfermagem no ambiente hospitalar. Método: trata-se de uma revisão integrativa com bases de dados eletrônicas: LILACS. A questão que norteou o estudo foi: Como a educação em saúde pode contribuir para o cuidado no ambiente hospitalar na pratica da enfermagem? Resultados: após leitura e análise dos artigos foram criadas quatro categorias temáticas: O processo de educar para a saúde; O educar através do modelo vertical e horizontal; Educação e promoção da saúde; e O contexto hospitalar. Conclusão: os saberes não podem ser simplesmente transferidos, mas instigados aos educadores, neste caso, o sujeito- cliente, a serem sujeitos reais na“ construção e da reconstrução”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Couto IRR, Marins D da S, Santo FH do E, Neves P da S. KNOWLEDGE AND PRACTICE: EDUCATION IN HEALTH AS LINK FACILITATIVE IN THE CARE PROCESS. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 19º de fevereiro de 2013 [citado 30º de março de 2023];5(1):3485-92. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1422
Seção
Review
Biografia do Autor

Ingrid Ramos Reis Couto, Universidade Federal Fluminense-UFF

departamento de clinica médico- cirurgico, aréa clinica médica

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)