UNIVERSITY HOSPITAL CRISIS IN BRAZIL

Main Article Content

Carlos Alberto Morais de Sá
Rosângela de Souza Kalil
Jorge Francisco da Cunha Pinto
Fernando Samuel Sion
Norma de Paula da Motta Rubini
Fernando Raphael de Almeida Ferry

Resumo

RESUMO:

Introdução: Indústria da saúde chegou aos Hospitais Universitários(HU) no Brasil, com o contencioso entre o que o paciente quer e o que o Sistema Único de Saúde pode oferecer; HUs são instituições de ensino com a missão de transformar estudantes em profissionais de saúde competentes, desenvolver programas de pesquisa, prática assistencial  na rotina hospitalar diária, além de garantir direitos formais à comunicação, decência, cortesia e respeito.Realidade e Modelo: Há tendência a transformação de instituições de ensino (HUs) em sistemas de assistência à saúde fornecedoras de atendimento médico à população utilizando a prática da medicina baseada em evidência.Política Atual:O Governo Brasileiro estabeleceu nos HU Fundações de Apoio, através das quais os recursos necessários aos HU são transferidos para cobrir suas demandas bem como facilita a possibilidade de receita de planos para seus serviços médicos.Conclusão: É necessária avaliação crítica da situação nos HUs, fortalecendo estas instituições de ensino/pesquisa como instituições completas sociais de atenção à saúde, mas que além de prover saúde, fornece serviços médicos de excelência, contribuem na formação de recursos humanos, em tecnologia e infraestrutura. Descritores:Hospital Universitário,Hospital de Ensino, Crise no Hospital Universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Morais de Sá CA, Kalil R de S, da Cunha Pinto JF, Sion FS, Rubini N de P da M, Ferry FR de A. UNIVERSITY HOSPITAL CRISIS IN BRAZIL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de julho de 2011 [citado 5º de junho de 2023];3(3):2053-6. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1516
Seção
Reflection
Biografia do Autor

Carlos Alberto Morais de Sá, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Professor Titular de Clínica Médica.Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rosângela de Souza Kalil, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Mestre em Neurociências. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Jorge Francisco da Cunha Pinto, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Professor Adjunto de Clínica Médica. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando Samuel Sion, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Professor Associado de Clínica Médica. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Norma de Paula da Motta Rubini, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Professora Associada de Clínica Médica.Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando Raphael de Almeida Ferry, UNIRIO

Professor Associado de Clínica Médica e AIDS. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)