The systematization of nursing care for children who are victims of bullying

Autores

  • Kisna Yasmin Andrade Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Cilene Nunes Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Rodrigo Assis Neves Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i5.111-121

Palavras-chave:

Bullying, Processos de Enfermagem, Enfermagem em Saúde Pública, Prática Profissional, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Objetivo: objetiva-se caracterizar o perfil das crianças vítimas/alvos de bullying, bem como realizar a SAE das mesmas, utilizando para tanto os Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem da CIPESC® resultantes da experiência de Curitiba. Método: trata-se de um estudo reflexivo, subsidiado pela pesquisa nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO e MEDLINE, bem como outras fontes. Utilizou-se os descritores bullying; processos de enfermagem; enfermagem em saúde pública; prática profissional; e atenção primária à saúde. Resultados: definiram-se quatro diagnósticos e trinta e oito intervenções, todas pautadas nas recomendações dessa Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva. Conclusão: compreende-se que a SAE, articulada a CIPESC® constitui uma ferramenta de grande valia para o profissional enfermeiro, já que reforça a sua autonomia, a Enfermagem como ciência e, acima de tudo, permite a consolidação de ações resolutivas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kisna Yasmin Andrade Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Cilene Nunes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Docente do Curso de Enfermagem da FACEX/RN. 

Rodrigo Assis Neves Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor Assistente I do Departamento de Enfermagem/UFRN. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/UFRN. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFRN. Especialista em Urgência e Emergência pela FIP/Natal/RN. Enfermeiro Intervencionista do SAMU Metropolitano do RN. Membro do GPIPE.

Publicado

2013-11-05

Como Citar

1.
Andrade Alves KY, Candido de Oliveira Salvador PT, Nunes Dantas C, Neves Dantas RA. The systematization of nursing care for children who are victims of bullying. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de novembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(5):111-2. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1641

Edição

Seção

Reflection

Plum Analytics