NURSES OF KNOWLEDGE ABOUT THE NURSING PROCESS IN THE LIGHT OF THE FRAMEWORK OF WANDA DE AGUIAR HORTA

Main Article Content

Jamelson dos Santos Pereira
Aline Samara Dantas Soares Pinho
Milena Silva Costa
Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Resumo

Objetivo: Objetivou-se caracterizar os saberes de enfermeiros sobre o Processo de Enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratório-descritivo, efetivado nos meses de agosto de 2010 a junho de 2011 com 12 enfermeiros atuantes da Estratégia de Saúde da Família da cidade de Juazeiro do Norte-Ceará. Aplicou-se uma entrevista através de um roteiro semi-estruturado após a assinatura do termo de anuência pelos participantes. Resultados: Os enfermeiros percebem o Processo de Enfermagem como uma ferramenta tecnológica que permite a oferta de uma assistência de enfermagem sistemática, racional e planejada, tendo em vista o reconhecimento e atendimento das necessidades humanas básicas do ser cuidado. Conclusão: Portanto, os enfermeiros detêm uma convicção clara acerca da significação do Processo de Enfermagem e sua capacidade de satisfazer as demandas de cuidado do indivíduo, família e comunidade. Descritores: cuidados de enfermagem, tecnologia, saúde da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Pereira J dos S, Pinho ASDS, Costa MS, Lira ALB de C. NURSES OF KNOWLEDGE ABOUT THE NURSING PROCESS IN THE LIGHT OF THE FRAMEWORK OF WANDA DE AGUIAR HORTA. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 20º de junho de 2012 [citado 4º de dezembro de 2022];4(2):2437-4. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1773
Seção
Research
Biografia do Autor

Jamelson dos Santos Pereira, Faculdade de Juazeiro do Norte

Enfermeiro pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Atua no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de fundamentos de enfermagem e desenvolvimento tecnológico do cuidar.

Aline Samara Dantas Soares Pinho, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do departamento de enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Atua no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de fundamentos de enfermagem e desenvolvimento tecnológico do cuidar.

Milena Silva Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Docente do departamento de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Atua no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de fundamentos de enfermagem e desenvolvimento tecnológico do cuidar.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de fundamentos de enfermagem e desenvolvimento tecnológico do cuidar.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>