Leprosy: an educational approach with high school

Autores

  • Mônica Gisele Costa Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sandy Yasmine Bezerra e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Amanda Louise de Medeiros França Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruna Rodrigues Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clélia Albino Simpson Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.776-784

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Hanseníase, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento de escolares do ensino médio sobre hanseníase antes e após a prática da educação em saúde nas salas de aula. Método: Estudo exploratório, descritivo, com população de 358 estudantes do ensino médio e amostra de 200 escolares. Critérios de seleção da amostra: alunos matriculados na escola selecionada para estudo, presentes em sala de aula e que assinaram o TCLE. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões fechadas sobre a hanseníase. O projeto foi submetido e aprovado pelo CEP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com número de protocolo 085/08 e CAAE 00780051000-09. Resultados: Em princípio, a hanseníase era pouco conhecida pelos escolares. Entretanto, esta realidade logo se transformou após a realização da palestra como instrumento de educação em saúde. Conclusão: Enfatizou-se a importância de ações de educação em saúde sobre hanseníase realizada pela enfermagem. Descritores: Educação em Saúde, Hanseníase, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Gisele Costa Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestranta pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Sandy Yasmine Bezerra e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Amanda Louise de Medeiros França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Bruna Rodrigues Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente de graduação em enfermagem pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem - UFRN. Líder do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Publicado

2014-03-31

Como Citar

1.
Costa Pinheiro MG, Bezerra e Silva SY, de Medeiros França AL, Rodrigues Monteiro B, Albino Simpson C. Leprosy: an educational approach with high school. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(2):776-84. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3096

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics