Leprosy: an educational approach with high school

Main Article Content

Mônica Gisele Costa Pinheiro
Sandy Yasmine Bezerra e Silva
Amanda Louise de Medeiros França
Bruna Rodrigues Monteiro
Clélia Albino Simpson

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento de escolares do ensino médio sobre hanseníase antes e após a prática da educação em saúde nas salas de aula. Método: Estudo exploratório, descritivo, com população de 358 estudantes do ensino médio e amostra de 200 escolares. Critérios de seleção da amostra: alunos matriculados na escola selecionada para estudo, presentes em sala de aula e que assinaram o TCLE. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões fechadas sobre a hanseníase. O projeto foi submetido e aprovado pelo CEP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com número de protocolo 085/08 e CAAE 00780051000-09. Resultados: Em princípio, a hanseníase era pouco conhecida pelos escolares. Entretanto, esta realidade logo se transformou após a realização da palestra como instrumento de educação em saúde. Conclusão: Enfatizou-se a importância de ações de educação em saúde sobre hanseníase realizada pela enfermagem. Descritores: Educação em Saúde, Hanseníase, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Costa Pinheiro MG, Bezerra e Silva SY, de Medeiros França AL, Rodrigues Monteiro B, Albino Simpson C. Leprosy: an educational approach with high school. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 17º de maio de 2022];6(2):776-84. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3096
Seção
Research
Biografia do Autor

Mônica Gisele Costa Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestranta pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Sandy Yasmine Bezerra e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Amanda Louise de Medeiros França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Bruna Rodrigues Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente de graduação em enfermagem pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem - UFRN. Líder do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Plum Analytics