Therapeutic conducts used in pain management in oncology

Autores

  • Djalisson Tayner de Souza Pereira UFCG
  • Lidiane Lima de Andrade UFCG
  • Glenda Agra Agra UFCG
  • Marta Miriam Lopes Costa UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1883-1890

Palavras-chave:

Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Dor crônica.

Resumo

OBJETIVO: Identificar as principais modalidades terapêuticas utilizadas pela equipe de enfermagem no tratamento da dor, a coerência de sua utilização e o grau de satisfação dos pacientes oncológicos institucionalizados. MÉTODO: Estudo exploratório-descritivo, realizado em um hospital referência no tratamento de câncer, cuja amostra foi composta de 50 pacientes. Os dados foram obtidos por meio de um questionário e analisados por estatística descritiva e por medidas de associação entre variáveis, utilizando-se o teste qui-quadrado. RESULTADOS: No manejo da dor em oncologia, são implementadas condutas farmacológicas e não farmacológicas, no entanto, os profissionais de enfermagem têm restringido sua prática à administração de analgésicos, sendo descrita pela maioria dos participantes da pesquisa como a conduta mais satisfatória para o alívio da dor. CONCLUSÃO: O controle da dor em oncologia tem sido um desafio para a prática clínica dos profissionais de enfermagem, levando-se em consideração a magnitude do problema e a subjetividade do fenômeno doloroso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djalisson Tayner de Souza Pereira, UFCG

Enfermeiro. Graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus Cuité-PB. 

Lidiane Lima de Andrade, UFCG

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do curso de Graduação em Enfermagem na UFCG campus Cuité-PB. E-mail: lidiane.lima@ufcg.edu.br

Glenda Agra Agra, UFCG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB. Professora do curso de Graduação em Enfermagem na UFCG campus Cuité-PB. 

Marta Miriam Lopes Costa, UFPB

Enfermeira. Doutora em Sociologia pela UFPB. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem na UFPB campus João Pessoa-PB. 

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Pereira DT de S, Andrade LL de, Agra GA, Costa MML. Therapeutic conducts used in pain management in oncology. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];7(1):1883-90. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3578

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics