Avaliação da assistência pré-natal na perspectiva da integralidade Evaluation of prenatal care from the perspective of completeness

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francisca jessica lima dos santos costa
joseneide teixeira camara
Kelly Rodrigues Costa
Elaine Cristine santos serejo
Aliny Oliveira Pedrosa
amanda karine araujo lima

Resumo

Objetivo: Avaliar a assistência pré-natal na perspectiva da integralidade. Metodologia: Trata-se de um estudo avaliativo cujo objeto é a integralidade da assistência pré-natal, com foco na dimensão da organização dos serviços, onde foram analisadas duas dimensões. Participaram da pesquisa, profissionais que atuavam diretamente na assistência pré-natal e os gestores de saúde nesse âmbito. Resultados: Foram analisadas as dimensões garantia de recursos e modelo de vigilância em saúde e a partir das respectivas notas foi possível obter a nota da gestão onde respectivamente foram obtidas notas consideradas regulares(1° dimensão 7,3, 2° dimensão 5,4 nota da gestão6,5).Conclusão: Infere-se para este município no que tange a assistência pré-natal que são necessárias intervenções nesta área para alcançar um padrão de qualidade pautado na integralidade, a gestão municipal precisa prover os recursos necessários para que se tenha uma assistência mais estruturada. Descritores: Assistência pré-natal, Integralidade em saúde, Avaliação de programas.

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Como Citar
1.
lima dos santos costa francisca jessica, camara joseneide teixeira, Costa KR, santos serejo EC, Pedrosa AO, araujo lima amanda karine. Avaliação da assistência pré-natal na perspectiva da integralidade Evaluation of prenatal care from the perspective of completeness. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 5º de abril de 2016 [citado 17º de janeiro de 2022];8(2):4563-86. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5034
Seção
Research
Biografia do Autor

francisca jessica lima dos santos costa, universidade estadual do maranhão - uema

graduando em enfermagem bacharelado, formada em ciencias biologias, pos graduada em gestão interdisciplinar do meio ambiente e educação ambiental.

joseneide teixeira camara, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS- CESC

Doutora em Medicina Tropical e Saúde Publica (UFG), Professora Assistente dos Cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (CESC-UEMA).

Kelly Rodrigues Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS- CESC

ACADEMICA DE ENFERMAGEM

Elaine Cristine santos serejo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS- CESC

ACADEMICA DE ENFERMAGEM

Aliny Oliveira Pedrosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS- CESC

acadêmica de enfermagem

amanda karine araujo lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS- CESC

acadêmica de enfermagem

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