ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Suzana de Almeida Fráguas Simão Universidade Federal Fluminense
  • Zenith Rosa Silvino Universidade Federal Fluminense
  • Dirley Moreira Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Acidentes de trabalho, exposição a agentes biológicos, profissional de saúde.

Resumo

Os acidentes de trabalho configuram-se em um grave problema de saúde pública, atingindo, anualmente, milhares de trabalhadores, que perdem suas vidas ou comprometem sua capacidade produtiva em um evento potencialmente passível de prevenção. Desta forma, este trabalho tem por objetivo analisar a distribuição dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico proveniente das fichas de acompanhamento de uma unidade de referência para atendimento à profissionais de saúde vítimas de acidentes biológicos.

Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de cunho descritivo, realizada em um centro de referência municipal para profissionais de saúde vítimas de acidente de trabalho com material biológico localizado na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.  A amostra contemplou todas as fichas de acompanhamento dos atendimentos aos profissionais de enfermagem no período compreendido entre 2005 e 2008, inclusive. Foi identificado um total de 259 formulários no referido setor no período dos quatro anos avaliados. Quanto à categoria profissional, observou-se que todos os trabalhadores envolvidos em acidentes biológicos que recorreram ao serviço de referência nos respectivos anos eram pertencentes à enfermagem. Assim, do total de 259, 70 eram auxiliares de enfermagem, 159 eram técnicos de enfermagem e 30 eram enfermeiros. Com relação à variável gênero, constatamos que 84,9% dos acidentados eram do sexo feminino, sendo a média de idade de 35 anos, o maior quantitativo de acidentes com material biológico ocorreu nas enfermarias, a agulha oca o  objeto mais freqüentemente associado a  ocorrência e o sangue esteve presente namaioria deles. Assim, é possível concluir que tais evidências ratificam a necessidade de capacitação dos profissionais sobre as medidas de prevenção contra acidentes com material biológico e sensibilização dos profissionais para o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana de Almeida Fráguas Simão, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira do Trabalho. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Zenith Rosa Silvino, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da  Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Dirley Moreira Santos, Universidade Federal Fluminense

PhD pela Universidade de Lancaster na Inglaterra em 1994

Downloads

Publicado

2010-10-26

Como Citar

1.
Simão S de AF, Silvino ZR, Santos DM. ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de outubro de 2010 [citado 28º de março de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/837

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics