Interventions for the prevention of suicidal behavior in colleges: integrative review / Intervenções para prevenção do comportamento suicida em universitários: revisão integrativa

Main Article Content

Nanielle Silva Barbosa
Lorena Uchoa Portela Veloso
Mônica Madeira Martins Ferraz
Claudete Ferreira de Souza Monteiro
https://orcid.org/0000-0003-0902-3340
Kauan Gustavo de Carvalho
Ana Caroliny de Barros Soares Lima

Resumo

Objetivo: analisar a literatura sobre intervenções para prevenção do comportamento suicida em universitários. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online, Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature e SCOPUS, entre maio a julho de 2018, utilizando-se os descritores: ‘’estudantes’’, ‘’suicídio’’ e ‘’promoção da saúde’’. Resultados: seis artigos compuseram amostra, os quais 50% abordaram intervenções usando softwares ou links da internet, 16,6% metodologia tradicional e 33,3% intervenções tradicionais associadas às tecnológicas. Conclusão: intervenções para a prevenção do suicídio em universitários devem capacitar os sujeitos de modo acessível, consentâneas ao contexto onde universitários estão inseridos.




 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Barbosa NS, Veloso LUP, Ferraz MMM, Monteiro CF de S, de Carvalho KG, Lima AC de BS. Interventions for the prevention of suicidal behavior in colleges: integrative review / Intervenções para prevenção do comportamento suicida em universitários: revisão integrativa. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 14º de junho de 2021 [citado 29º de novembro de 2021];13:1193-8. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9136
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Nanielle Silva Barbosa

Enfermeira pela Universidade Estadual do Piauí.

Lorena Uchoa Portela Veloso, Universidade Estadual do Piaui

Graduação pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Docente da Universidade Estadual do Piauí. Universidade Estadual do Piauí. Teresina- Piauí- Brasil.

Mônica Madeira Martins Ferraz, Universidade Estadual do Piaui

Graduação pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil. Docente da Universidade Estadual do Piauí. Universidade Estadual do Piauí. Teresina- Piauí- Brasil.

Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Universidade Federal do Piaui

Graduação pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Federal do Piauí. Universidade Federal do Piauí. Teresina- Piauí- Brasil.

Kauan Gustavo de Carvalho

Graduação pela Universidade Estadual do Piauí. Teresina- Piauí- Brasil.

Ana Caroliny de Barros Soares Lima

Graduação pela Universidade Estadual do Piauí. Teresina- Piauí- Brasil.

Plum Analytics

Referências

Santa ND, Cantilino A. Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina: revisão de literatura. Rev bras educ med. [periódico na internet], 2016 [acesso em 2018 Jun 09]; 40 (4):772-80. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n4/1981-5271-rbem-40-4-0772.pdf

World Health Organization (WHO). Preventing suicide: a global imperative. Genebra, WHO Press, 2014. Disponível em: https://www.who.int/mental_health/suicide-prevention/world_report_2014/en/

Franco SA, Gutiérrez ML, Sarmiento J, Cuspoca D, Tatis J, Castillejo A, et al. Suicide in University students in Bogotá, Colombia, 2004-2014. Ciênc saúde coletiva [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Jun 09]; 22(1):269-78. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141381232017000100269&script=sci_arttext&tlng=en

Nyer M, Holt DJ, Pedrelli P, Fava M, Ameral V, Cassiello CF, et al. Factors that distinguish college students with depressive symptoms with and without suicidal thoughts. Ann Clin Psychiatry [periódico na internet], 2013 [acesso em 2018 Jun 09]; 25(1):41-9. Disponivel em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3791316/

Pereira A, Cardoso F. Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender. Paidéia [periódico na internet], 2015 [acesso em 2018 Jun 09]; 25(62):299-306. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v25n62/1982-4327-paideia-25-62-0299.pdf

Associação Brasileira de Psiquiatria. Suicídio: informando para prevenir. Brasília, DF: CFM: ABP, 2014. Disponível em: https://www.cvv.org.br/wp-content/uploads/2017/05/suicidio_informado_para_prevenir_abp_2014.pdf

Mendes KDS, Silveira, RCCP, Galvão, CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto – enferm. [periódico da internet], 2008 [acesso em 2018 Mai 29]; 17(4):758-64. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en.

Lockwood C, Porrit K, Munn Z, Rittenmeyer L, Salmond S, Bjerrum M, et al. Chapter 2: Systematic reviews of qualitative evidence. In: Aromataris E, Munn Z (Editors). Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. The Joanna Briggs Institute, 2017. Disponível em: https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/JBI+Reviewer%27s+Manual

Durieux N, Vandenput S, Pasleau F. Médecine factuelle: la hiérarchisation des preuves par le Centre for Evidence-Based Medicine d’Oxford. Rev Med Liège [periódico na internet], 2013 [acesso em 2018 Ago 29]; 68(12):644-49. Disponível em: https://orbi.uliege.be/bitstream/2268/159899/1/DurieuxN_etal_OCEBM_RmLg.pdf

Organización Panamericana de la Salud (OPS). Prevención de la conducta suicida. Washington, DC: OPS, 2016. Disponível em: http://iris.paho.org/xmlui/bitstream/handle/123456789/31167/9789275319192-spa.pdf

Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Suicide facts at a glance. EUA, 2015. Disponível em: https://www.cdc.gov/violenceprevention/pdf/suicide-datasheet-a.pdf

Isaac M, Elias B, Katz LY, Belik SL, Deane FP, Enns MW, et al. Gatekeeper training as a preventative intervention for suicide: a systematic review. Can J Psychiatry [periódico na internet], 2009 [acesso em 2018 Ago 28]; 54(4):260-8. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com/&httpsredir=1&article=1240&context=hbspapers&sei-redir=1

Pereira CCM, Botti NCL. O suicídio na comunicação das redes sociais virtuais: Revisão integrativa da literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Ago 24]; 17:17-24. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S164721602017000100003&lng=pt&nrm=iso

Estellita-Lins C, Oliveira VM, Coutinho MFC. Acompanhamento terapêutico: intervenção sobre a depressão e o suicídio. Psyche [periódico na internet], 2006 [acesso em 2018 Ago 27]; 10(18):151-66. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382006000200015

Pearce K, Rickwood D, Beaton S. Preliminary evaluation of a university-based suicide intervention project: impact on participants. Australian e-Journal for the Advancement of Mental Health [periódico na internet], 2003 [acesso em 2018 Ago 29]; 2 (1) p.1-11. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.5172/jamh.2.1.25

Silva TPS da, Sougey EB, Silva J. Estigma social no comportamento suicida: reflexões bioéticas. Rev bioét. [periódico na internet], 2015 [acesso em 2018 Ago 27]; 23(2):419-26. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bioet/v23n2/1983-8034-bioet-23-2-0419.pdf

Farrer L, Gulliver A, Chan JK, Batterham PJ, Reynolds J, Calear A, et al. Technology-based interventions for mental health in tertiary students: Systematic review. J Med Internet Res. [periódico na internet], 2013 [acesso em 2018 Ago 27]; 15(5): e101. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23711740

Rodi M, Garraza LG, Walrath C, Stephens RL, Condron DS, Hicks BB, et al. Referral patterns for youths identified at risk for suicide by trained gatekeepers. Crisis [periódico na internet], 2012 [acesso em 2018 Ago 02]; 33(2):113-9. Disponivel em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22343059

Rein BA, McNeil DW, Hayes AR, Hawkins TA, Ng HM, Yura CA. Evaluation of an avatar-based training program to promote suicide prevention awareness in a college setting. J Am Coll Health [periódico na internet], 2018 [acesso em 2018 Ago 29]; 66(5):401-11. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29461940

Reiff M, Kumar M, Bvunzawabaya B, Madabhushi S, Spiegel A, Bolnick B, et al. I CARE: Development and Evaluation of a Campus Gatekeeper Training Program for Mental Health Promotion and Suicide Prevention. Journal of College Student Psychotherapy [periódico na internet], 2018 [acesso em 2018 Ago 29]; p.17-24. Disponível em: https://www.vpul.upenn.edu/caps/files/I_CAREpublication.pdf

Bridges LS, Sharma M, Lee JHS, Bennett R, Buxbaum SG, Reese-Smith J. Using the PRECEDE-PROCEED model for an online peer-to-peer suicide prevention and awareness for depression (SPAD) intervention among African American college students: experimental study. Health Promot Perspect [periódico na internet], 2018 [acesso em 2018 Ago 29]; 8 (1):15-24. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29423358

Silk KJ, Perrault EK, Nazione SA, Pace K, Collins-Eaglin J. Evaluation of a Social Norms Approach to a Suicide Prevention Campaign. J Health Commun. [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Ago 29]; 22(2):135-42. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28098508

Clemmens D, Engler A, Chinn PL. Learning and Living Health: College Students’ Experiences with an Introductory Health Course. Journal of Nursing Education [periódico na internet], 2004 [acesso em 2018 Ago 29]; 43(7):313-18. Disponível em: http://europepmc.org/abstract/MED/15303584

Cortez EA, Braga ALS, Oliveira AGS, Ribas BF, Mattos MMGR, Marinho TG, et al. Promoção à saúde mental dos estudantes universitários. Revista Pró-univerSUS [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Ago 22]; 08(1):48-54. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/896/703

Mello ALSF, Moysés ST, Moysés SJ. A universidade promotora de saúde e as mudanças na formação profissional. Interface [periódico na internet], 2010 [acesso em 2018 Ago 22]; 14(34):683-92. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832010000300017&script=sci_abstract&tlng=pt

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)