Interventions for the prevention of suicidal behavior in colleges: integrative review / Intervenções para prevenção do comportamento suicida em universitários: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9136Keywords:
Estudantes, Universidades, Suicídio, Promoção da Saúde, Enfermagem, Saúde MentalAbstract
Objetivo: analisar a literatura sobre intervenções para prevenção do comportamento suicida em universitários. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online, Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature e SCOPUS, entre maio a julho de 2018, utilizando-se os descritores: ‘’estudantes’’, ‘’suicídio’’ e ‘’promoção da saúde’’. Resultados: seis artigos compuseram amostra, os quais 50% abordaram intervenções usando softwares ou links da internet, 16,6% metodologia tradicional e 33,3% intervenções tradicionais associadas às tecnológicas. Conclusão: intervenções para a prevenção do suicídio em universitários devem capacitar os sujeitos de modo acessível, consentâneas ao contexto onde universitários estão inseridos.
Downloads
References
Santa ND, Cantilino A. Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina: revisão de literatura. Rev bras educ med. [periódico na internet], 2016 [acesso em 2018 Jun 09]; 40 (4):772-80. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n4/1981-5271-rbem-40-4-0772.pdf
World Health Organization (WHO). Preventing suicide: a global imperative. Genebra, WHO Press, 2014. Disponível em: https://www.who.int/mental_health/suicide-prevention/world_report_2014/en/
Franco SA, Gutiérrez ML, Sarmiento J, Cuspoca D, Tatis J, Castillejo A, et al. Suicide in University students in Bogotá, Colombia, 2004-2014. Ciênc saúde coletiva [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Jun 09]; 22(1):269-78. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141381232017000100269&script=sci_arttext&tlng=en
Nyer M, Holt DJ, Pedrelli P, Fava M, Ameral V, Cassiello CF, et al. Factors that distinguish college students with depressive symptoms with and without suicidal thoughts. Ann Clin Psychiatry [periódico na internet], 2013 [acesso em 2018 Jun 09]; 25(1):41-9. Disponivel em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3791316/
Pereira A, Cardoso F. Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender. Paidéia [periódico na internet], 2015 [acesso em 2018 Jun 09]; 25(62):299-306. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v25n62/1982-4327-paideia-25-62-0299.pdf
Associação Brasileira de Psiquiatria. Suicídio: informando para prevenir. Brasília, DF: CFM: ABP, 2014. Disponível em: https://www.cvv.org.br/wp-content/uploads/2017/05/suicidio_informado_para_prevenir_abp_2014.pdf
Mendes KDS, Silveira, RCCP, Galvão, CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto – enferm. [periódico da internet], 2008 [acesso em 2018 Mai 29]; 17(4):758-64. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en.
Lockwood C, Porrit K, Munn Z, Rittenmeyer L, Salmond S, Bjerrum M, et al. Chapter 2: Systematic reviews of qualitative evidence. In: Aromataris E, Munn Z (Editors). Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. The Joanna Briggs Institute, 2017. Disponível em: https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/JBI+Reviewer%27s+Manual
Durieux N, Vandenput S, Pasleau F. Médecine factuelle: la hiérarchisation des preuves par le Centre for Evidence-Based Medicine d’Oxford. Rev Med Liège [periódico na internet], 2013 [acesso em 2018 Ago 29]; 68(12):644-49. Disponível em: https://orbi.uliege.be/bitstream/2268/159899/1/DurieuxN_etal_OCEBM_RmLg.pdf
Organización Panamericana de la Salud (OPS). Prevención de la conducta suicida. Washington, DC: OPS, 2016. Disponível em: http://iris.paho.org/xmlui/bitstream/handle/123456789/31167/9789275319192-spa.pdf
Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Suicide facts at a glance. EUA, 2015. Disponível em: https://www.cdc.gov/violenceprevention/pdf/suicide-datasheet-a.pdf
Isaac M, Elias B, Katz LY, Belik SL, Deane FP, Enns MW, et al. Gatekeeper training as a preventative intervention for suicide: a systematic review. Can J Psychiatry [periódico na internet], 2009 [acesso em 2018 Ago 28]; 54(4):260-8. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com/&httpsredir=1&article=1240&context=hbspapers&sei-redir=1
Pereira CCM, Botti NCL. O suicídio na comunicação das redes sociais virtuais: Revisão integrativa da literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Ago 24]; 17:17-24. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S164721602017000100003&lng=pt&nrm=iso
Estellita-Lins C, Oliveira VM, Coutinho MFC. Acompanhamento terapêutico: intervenção sobre a depressão e o suicídio. Psyche [periódico na internet], 2006 [acesso em 2018 Ago 27]; 10(18):151-66. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382006000200015
Pearce K, Rickwood D, Beaton S. Preliminary evaluation of a university-based suicide intervention project: impact on participants. Australian e-Journal for the Advancement of Mental Health [periódico na internet], 2003 [acesso em 2018 Ago 29]; 2 (1) p.1-11. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.5172/jamh.2.1.25
Silva TPS da, Sougey EB, Silva J. Estigma social no comportamento suicida: reflexões bioéticas. Rev bioét. [periódico na internet], 2015 [acesso em 2018 Ago 27]; 23(2):419-26. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bioet/v23n2/1983-8034-bioet-23-2-0419.pdf
Farrer L, Gulliver A, Chan JK, Batterham PJ, Reynolds J, Calear A, et al. Technology-based interventions for mental health in tertiary students: Systematic review. J Med Internet Res. [periódico na internet], 2013 [acesso em 2018 Ago 27]; 15(5): e101. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23711740
Rodi M, Garraza LG, Walrath C, Stephens RL, Condron DS, Hicks BB, et al. Referral patterns for youths identified at risk for suicide by trained gatekeepers. Crisis [periódico na internet], 2012 [acesso em 2018 Ago 02]; 33(2):113-9. Disponivel em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22343059
Rein BA, McNeil DW, Hayes AR, Hawkins TA, Ng HM, Yura CA. Evaluation of an avatar-based training program to promote suicide prevention awareness in a college setting. J Am Coll Health [periódico na internet], 2018 [acesso em 2018 Ago 29]; 66(5):401-11. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29461940
Reiff M, Kumar M, Bvunzawabaya B, Madabhushi S, Spiegel A, Bolnick B, et al. I CARE: Development and Evaluation of a Campus Gatekeeper Training Program for Mental Health Promotion and Suicide Prevention. Journal of College Student Psychotherapy [periódico na internet], 2018 [acesso em 2018 Ago 29]; p.17-24. Disponível em: https://www.vpul.upenn.edu/caps/files/I_CAREpublication.pdf
Bridges LS, Sharma M, Lee JHS, Bennett R, Buxbaum SG, Reese-Smith J. Using the PRECEDE-PROCEED model for an online peer-to-peer suicide prevention and awareness for depression (SPAD) intervention among African American college students: experimental study. Health Promot Perspect [periódico na internet], 2018 [acesso em 2018 Ago 29]; 8 (1):15-24. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29423358
Silk KJ, Perrault EK, Nazione SA, Pace K, Collins-Eaglin J. Evaluation of a Social Norms Approach to a Suicide Prevention Campaign. J Health Commun. [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Ago 29]; 22(2):135-42. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28098508
Clemmens D, Engler A, Chinn PL. Learning and Living Health: College Students’ Experiences with an Introductory Health Course. Journal of Nursing Education [periódico na internet], 2004 [acesso em 2018 Ago 29]; 43(7):313-18. Disponível em: http://europepmc.org/abstract/MED/15303584
Cortez EA, Braga ALS, Oliveira AGS, Ribas BF, Mattos MMGR, Marinho TG, et al. Promoção à saúde mental dos estudantes universitários. Revista Pró-univerSUS [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Ago 22]; 08(1):48-54. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/896/703
Mello ALSF, Moysés ST, Moysés SJ. A universidade promotora de saúde e as mudanças na formação profissional. Interface [periódico na internet], 2010 [acesso em 2018 Ago 22]; 14(34):683-92. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832010000300017&script=sci_abstract&tlng=pt
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 JRFCO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.