Interventions for the prevention of suicidal behavior in colleges: integrative review / Intervenções para prevenção do comportamento suicida em universitários: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9136Palabras clave:
Estudantes, Universidades, Suicídio, Promoção da Saúde, Enfermagem, Saúde MentalResumen
Objetivo: analisar a literatura sobre intervenções para prevenção do comportamento suicida em universitários. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online, Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature e SCOPUS, entre maio a julho de 2018, utilizando-se os descritores: ‘’estudantes’’, ‘’suicídio’’ e ‘’promoção da saúde’’. Resultados: seis artigos compuseram amostra, os quais 50% abordaram intervenções usando softwares ou links da internet, 16,6% metodologia tradicional e 33,3% intervenções tradicionais associadas às tecnológicas. Conclusão: intervenções para a prevenção do suicídio em universitários devem capacitar os sujeitos de modo acessível, consentâneas ao contexto onde universitários estão inseridos.
Descargas
Citas
Santa ND, Cantilino A. Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina: revisão de literatura. Rev bras educ med. [periódico na internet], 2016 [acesso em 2018 Jun 09]; 40 (4):772-80. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n4/1981-5271-rbem-40-4-0772.pdf
World Health Organization (WHO). Preventing suicide: a global imperative. Genebra, WHO Press, 2014. Disponível em: https://www.who.int/mental_health/suicide-prevention/world_report_2014/en/
Franco SA, Gutiérrez ML, Sarmiento J, Cuspoca D, Tatis J, Castillejo A, et al. Suicide in University students in Bogotá, Colombia, 2004-2014. Ciênc saúde coletiva [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Jun 09]; 22(1):269-78. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141381232017000100269&script=sci_arttext&tlng=en
Nyer M, Holt DJ, Pedrelli P, Fava M, Ameral V, Cassiello CF, et al. Factors that distinguish college students with depressive symptoms with and without suicidal thoughts. Ann Clin Psychiatry [periódico na internet], 2013 [acesso em 2018 Jun 09]; 25(1):41-9. Disponivel em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3791316/
Pereira A, Cardoso F. Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender. Paidéia [periódico na internet], 2015 [acesso em 2018 Jun 09]; 25(62):299-306. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v25n62/1982-4327-paideia-25-62-0299.pdf
Associação Brasileira de Psiquiatria. Suicídio: informando para prevenir. Brasília, DF: CFM: ABP, 2014. Disponível em: https://www.cvv.org.br/wp-content/uploads/2017/05/suicidio_informado_para_prevenir_abp_2014.pdf
Mendes KDS, Silveira, RCCP, Galvão, CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto – enferm. [periódico da internet], 2008 [acesso em 2018 Mai 29]; 17(4):758-64. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en.
Lockwood C, Porrit K, Munn Z, Rittenmeyer L, Salmond S, Bjerrum M, et al. Chapter 2: Systematic reviews of qualitative evidence. In: Aromataris E, Munn Z (Editors). Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. The Joanna Briggs Institute, 2017. Disponível em: https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/JBI+Reviewer%27s+Manual
Durieux N, Vandenput S, Pasleau F. Médecine factuelle: la hiérarchisation des preuves par le Centre for Evidence-Based Medicine d’Oxford. Rev Med Liège [periódico na internet], 2013 [acesso em 2018 Ago 29]; 68(12):644-49. Disponível em: https://orbi.uliege.be/bitstream/2268/159899/1/DurieuxN_etal_OCEBM_RmLg.pdf
Organización Panamericana de la Salud (OPS). Prevención de la conducta suicida. Washington, DC: OPS, 2016. Disponível em: http://iris.paho.org/xmlui/bitstream/handle/123456789/31167/9789275319192-spa.pdf
Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Suicide facts at a glance. EUA, 2015. Disponível em: https://www.cdc.gov/violenceprevention/pdf/suicide-datasheet-a.pdf
Isaac M, Elias B, Katz LY, Belik SL, Deane FP, Enns MW, et al. Gatekeeper training as a preventative intervention for suicide: a systematic review. Can J Psychiatry [periódico na internet], 2009 [acesso em 2018 Ago 28]; 54(4):260-8. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com/&httpsredir=1&article=1240&context=hbspapers&sei-redir=1
Pereira CCM, Botti NCL. O suicídio na comunicação das redes sociais virtuais: Revisão integrativa da literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Ago 24]; 17:17-24. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S164721602017000100003&lng=pt&nrm=iso
Estellita-Lins C, Oliveira VM, Coutinho MFC. Acompanhamento terapêutico: intervenção sobre a depressão e o suicídio. Psyche [periódico na internet], 2006 [acesso em 2018 Ago 27]; 10(18):151-66. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382006000200015
Pearce K, Rickwood D, Beaton S. Preliminary evaluation of a university-based suicide intervention project: impact on participants. Australian e-Journal for the Advancement of Mental Health [periódico na internet], 2003 [acesso em 2018 Ago 29]; 2 (1) p.1-11. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.5172/jamh.2.1.25
Silva TPS da, Sougey EB, Silva J. Estigma social no comportamento suicida: reflexões bioéticas. Rev bioét. [periódico na internet], 2015 [acesso em 2018 Ago 27]; 23(2):419-26. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bioet/v23n2/1983-8034-bioet-23-2-0419.pdf
Farrer L, Gulliver A, Chan JK, Batterham PJ, Reynolds J, Calear A, et al. Technology-based interventions for mental health in tertiary students: Systematic review. J Med Internet Res. [periódico na internet], 2013 [acesso em 2018 Ago 27]; 15(5): e101. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23711740
Rodi M, Garraza LG, Walrath C, Stephens RL, Condron DS, Hicks BB, et al. Referral patterns for youths identified at risk for suicide by trained gatekeepers. Crisis [periódico na internet], 2012 [acesso em 2018 Ago 02]; 33(2):113-9. Disponivel em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22343059
Rein BA, McNeil DW, Hayes AR, Hawkins TA, Ng HM, Yura CA. Evaluation of an avatar-based training program to promote suicide prevention awareness in a college setting. J Am Coll Health [periódico na internet], 2018 [acesso em 2018 Ago 29]; 66(5):401-11. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29461940
Reiff M, Kumar M, Bvunzawabaya B, Madabhushi S, Spiegel A, Bolnick B, et al. I CARE: Development and Evaluation of a Campus Gatekeeper Training Program for Mental Health Promotion and Suicide Prevention. Journal of College Student Psychotherapy [periódico na internet], 2018 [acesso em 2018 Ago 29]; p.17-24. Disponível em: https://www.vpul.upenn.edu/caps/files/I_CAREpublication.pdf
Bridges LS, Sharma M, Lee JHS, Bennett R, Buxbaum SG, Reese-Smith J. Using the PRECEDE-PROCEED model for an online peer-to-peer suicide prevention and awareness for depression (SPAD) intervention among African American college students: experimental study. Health Promot Perspect [periódico na internet], 2018 [acesso em 2018 Ago 29]; 8 (1):15-24. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29423358
Silk KJ, Perrault EK, Nazione SA, Pace K, Collins-Eaglin J. Evaluation of a Social Norms Approach to a Suicide Prevention Campaign. J Health Commun. [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Ago 29]; 22(2):135-42. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28098508
Clemmens D, Engler A, Chinn PL. Learning and Living Health: College Students’ Experiences with an Introductory Health Course. Journal of Nursing Education [periódico na internet], 2004 [acesso em 2018 Ago 29]; 43(7):313-18. Disponível em: http://europepmc.org/abstract/MED/15303584
Cortez EA, Braga ALS, Oliveira AGS, Ribas BF, Mattos MMGR, Marinho TG, et al. Promoção à saúde mental dos estudantes universitários. Revista Pró-univerSUS [periódico na internet], 2017 [acesso em 2018 Ago 22]; 08(1):48-54. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/896/703
Mello ALSF, Moysés ST, Moysés SJ. A universidade promotora de saúde e as mudanças na formação profissional. Interface [periódico na internet], 2010 [acesso em 2018 Ago 22]; 14(34):683-92. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832010000300017&script=sci_abstract&tlng=pt
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.