Sexuality and sexually transmitted infections: analysis of health student training / Sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis: análise da formação de alunos da área da saúde

Autores

  • Eliza Mara das Chagas Paiva Universidade Federal de Alfenas.
  • Semírames Cartonilho de Souza Ramos Universidade Federal do Amazonas
  • Natália da Silva Martins Departamento de Estatística da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG.
  • Murilo César do Nascimento Universidade Federal de Alfenas.
  • Anne Pereira Calheiros Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas
  • Christianne Alves Pereira Calheiros da Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9190

Palavras-chave:

Educação Sexual, Currículo, Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Estudantes.

Resumo

Objetivo: conhecer a formação de alunos da área da saúde quanto à sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Método: Estudo descritivo-analítico e transversal, desenvolvido com 108 alunos matriculados nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina de uma Universidade pública. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e março de 2019 por meio da autoaplicacão de um questionário e na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. Resultados: O contato com a temática durante a formação ocorreu predominantemente a partir de disciplinas específicas. 82 alunos (75,93%) acreditam que as informações acerca do tema fornecidas na graduação são suficientes. 42 alunos (38,90%) sugeriram abordar o tema em disciplinas regulares ou específicas. Conclusão: Conhecer os aspectos da formação de alunos da área da saúde quanto à sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis, permite o desenvolvimento de estratégias de revisão dos currículos, a fim de promover uma competente atuação frente ao tema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Mara das Chagas Paiva, Universidade Federal de Alfenas.

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
Bolsista do Programa de Educação Tutorial - Enfermagem (PET/SESU/MEC).

Semírames Cartonilho de Souza Ramos, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em medicina. Docente da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Natália da Silva Martins, Departamento de Estatística da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG.

Doutora pelo Departamento de Estatística e Experimentação Agronômica da ESALQ/USP. Departamento de Estatística da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG.

Murilo César do Nascimento, Universidade Federal de Alfenas.

Doutor em Ciências. Docente da Universidade Federal de Alfenas. 

Anne Pereira Calheiros, Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

Discente do curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

Christianne Alves Pereira Calheiros, da Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ciências. Docente da Universidade Federal de Alfenas. 

Referências

Guimarães DA, Oliveira CAM, Lima RA, Silva LC, Avelar CRT, Gama CAP. Formação em saúde e extensão universitária: discutindo sexualidade e prevenção de IST/aids. Rev. Bras. Pesq. Saúde. [Internet]. 2017 [acesso em: 08 maio 2018]; 19(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.21722/rbps.v19i2.18870.

Nogueira IS, Labegalini CMG, Pereira KFR, Higarashi IH, Bueno SMV, Baldissera VDA. Action Research About Human Sexuality: A Freirian Approach In Nursing. Cogitare Enferm. [Internet]. 2017 [Acesso em: 08 abr 2018]; 22(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v22i1.46281.

Constantine NA, Jerman P, Berglas NF, Angulo-Olaiz F, Chou CP, Rohrbach LA. Short-term effects of a rights-based sexuality education curriculum for high-school students: a cluster-randomized trial. BMC Public Health. [Internet]. 2015 [acesso em: 03 abr. 2018]; 15(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1186/s12889-015-1625-5.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. [Intenet] Brasília: Ministério da Saúde; 2013 [acesso em 13 jun 2018]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf.

Borges MR, Silveira RE, Santos AS, Lippi UG. Comportamento sexual de ingressantes universitários. R. Pesq.: Cuid. fundam. Online [Internet]. 2015 [acesso em: 08 maio 2018]; 7(2). Disponível em: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2505-2515.

Krabbe EC; Brum MD; Capeletti CP, Costa TS, Mello ML, Vieira PR. Escola, Sexualidade, Práticas Sexuais e Vulnerabilidades para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Rev. Int. de Ensino, Pesquisa e Extensão. [Internet] 2016 [Acesso em: 09 abr 2018]; 4(1). Disponível em: http:// http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/article/view/4387/pdf_73.

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília; 2012.

Alencar RA. Pesquisa-ação sobre sexualidade e vulnerabilidade às IST/aids com alunos de graduação em enfermagem [dissertação]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; 2007. [acesso em 10 abr 2018]. Disponível em: http:// https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-04102007-180934/publico/RUBIADEAGUIARALENCAR.pdf.

Aguide FD, Shakibazadeh E, Discourses on Sexuality and Sexual Health Perspectives among Wachemo University Students, Ethiopia: A Qualitative Study. Ethiop. J. Health Sci., [Internet]. 2018 [Acesso em: 05 abr. 2019]; 28(4). Disponível em: http//dx.doi.org/ 10.4314/ejhs.v28i5.11.

Saraçoğlu GV, Erdem I, Doğan S, Tokuç B. Youth Sexual Health: Sexual Knowledge, Attitudes, and Behavior Among Students at a University in Turkey. Noro Psikiyatr Ars. [Internet]. 2014 [acesso em: 17 abr. 2019] 51(3). Disponível em: http://dx.doi.org/10.4274/npa.y6768.

Rufino A.C, Madeiro AP. 6 Práticas Educativas em Saúde: Integrando Sexualidade e Gênero na Graduação em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. 2017 [acesso em: 15 abr. 2019]; 41(1). Disponível em: http://dx.doi.org/ 10.1590/1981-52712015v41n1rb20160020.

Li C, Cheng Z, Wu T, Liang X, Gaoshan J, Li L. The relationships of school-based sexuality education, sexual knowledge and sexual behaviors-a study of 18,000 Chinese college students. Reprod. Health. 2017 [acesso em: 04 abr. 2019]; 14(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1186/s12978-017-0368-4.

Coronado PJ, Delgado-Miguel C, Rey-Cañas A, Herráiz M A. Sexual and reproductive health in Spanish university students. A comparison between medical and law students. Sexual & Reproductive Healthcare. 2016 [acesso em 12 abr 2019]; (11). Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.srhc.2016.11.004.

Fonte VRF, Spindola T, Francisco MTR, Sodré CP, André NLNO, Pinheiro CDP. Young university students and the knowledge about sexually transmitted infections. Esc. Anna Nery [Internet]. 2018 [citado em 07 abr 2019]; 22(2). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0318.

Gerbild H, Larsen CM, Rolander B, Areskoug-Josefsson K. Does a 2-Week Sexual Health in Rehabilitation Course Lead to Sustained Change in Students’ Attitudes?—A Pilot Study. Sexuality and Disability. [Internet]. 2018 [acesso em 17 abr. 2019]; 36(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11195-018-9540-1.

Ribeiro KD, Vieira MTS, Carvalho TR, Pinheiro APS, Jesus RR, Freitas FO, et al. Experiência Extensionista de Estudantes de Enfermagem em um Projeto de Educação em Saúde e Sexualidade na Escola. Revista Guará. 2018 [acesso em 15 abr 2019]; 6(9). Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/guara/article/view/15624/13680.

Shindel AW, Baazeem A, Eardley I, Coleman E. Sexual Health in Undergraduate Medical Education: Existing and Future Needs and Platforms. Journal of Sexual Medicine. [Internet]. 2016 [acesso em 05 abr 2019]; 13(7). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jsxm.2016.04.069.

Publicado

2021-05-13 — Atualizado em 2021-06-09

Versões

Como Citar

1.
Paiva EM das C, Ramos SC de S, Martins N da S, Nascimento MC do, Calheiros AP, Calheiros CAP. Sexuality and sexually transmitted infections: analysis of health student training / Sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis: análise da formação de alunos da área da saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de junho de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];13:809-14. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9190

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics