Sexuality and sexually transmitted infections: analysis of health student training / Sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis: análise da formação de alunos da área da saúde

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Eliza Mara das Chagas Paiva
Semírames Cartonilho de Souza Ramos
Natália da Silva Martins
Murilo César do Nascimento
Anne Pereira Calheiros
Christianne Alves Pereira Calheiros

Resumo

Objetivo: conhecer a formação de alunos da área da saúde quanto à sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Método: Estudo descritivo-analítico e transversal, desenvolvido com 108 alunos matriculados nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina de uma Universidade pública. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e março de 2019 por meio da autoaplicacão de um questionário e na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. Resultados: O contato com a temática durante a formação ocorreu predominantemente a partir de disciplinas específicas. 82 alunos (75,93%) acreditam que as informações acerca do tema fornecidas na graduação são suficientes. 42 alunos (38,90%) sugeriram abordar o tema em disciplinas regulares ou específicas. Conclusão: Conhecer os aspectos da formação de alunos da área da saúde quanto à sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis, permite o desenvolvimento de estratégias de revisão dos currículos, a fim de promover uma competente atuação frente ao tema.




 

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Como Citar
1.
Paiva EM das C, Ramos SC de S, Martins N da S, Nascimento MC do, Calheiros AP, Calheiros CAP. Sexuality and sexually transmitted infections: analysis of health student training / Sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis: análise da formação de alunos da área da saúde. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 9º de junho de 2021 [citado 29º de novembro de 2021];13:809-14. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9190
Seção
Research
Biografia do Autor

Eliza Mara das Chagas Paiva, Universidade Federal de Alfenas.

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
Bolsista do Programa de Educação Tutorial - Enfermagem (PET/SESU/MEC).

Semírames Cartonilho de Souza Ramos, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em medicina. Docente da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Natália da Silva Martins, Departamento de Estatística da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG.

Doutora pelo Departamento de Estatística e Experimentação Agronômica da ESALQ/USP. Departamento de Estatística da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG.

Murilo César do Nascimento, Universidade Federal de Alfenas.

Doutor em Ciências. Docente da Universidade Federal de Alfenas. 

Anne Pereira Calheiros, Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

Discente do curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

Christianne Alves Pereira Calheiros, da Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ciências. Docente da Universidade Federal de Alfenas. 

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