FETAL ALCOHOL SYNDROME: REFLECTIONS FOR OBSTETRICS AND NEONATAL NURSING PRACTICE

Autores

  • Adriana Teixeira Reis UERJ/IFF
  • Vanessa Cavalcanti Gama
  • Rosângela da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

Síndrome Alcoólica Fetal, enfermagem obstétrica, enfermagem neonatal

Resumo

Trata-se de um artigo de reflexão que aborda aspectos referentes à síndrome alcoólica fetal (SAF), a fim de servir de base para o trabalho da(o) enfermeira(o) obstetra e neonatologista. A partir da experiência das autoras e busca de bases teóricas especializadas, o artigo foi organizado em três grandes temas: consequências do alcoolismo materno ao feto e recém-nascido; definição da SAF e atuação da(o) enfermeira(o) junto ao recém-nascido portador de SAF. A(o) enfermeira(o) obstetra e neonatologista possui papel fundamental na prevenção, no rastreamento precoce e nos cuidados prestados ao bebê que apresenta repercussões neurológicas da SAF, uma vez que são estratégias paliativas quando os danos neurológicos e comportamentais  já encontram-se instalados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Teixeira Reis, UERJ/IFF

Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ. Enfermeira do Instituto Fernandes Figueira. Professora Assistente do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem UERJ. 

Vanessa Cavalcanti Gama

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Neonatal pela Universidade Gama Filho-Rio de Janeiro.

Rosângela da Silva Santos

Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem Anna Nery. Pesquisadora nível 1C Cnpq; FAPERJ, UFRJ. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Saúde da Mulher-NUPESM e Núcleo de Pesquisa em Saúde da Criança-NUPESC/DEMI/UFRJ.

Downloads

Publicado

2010-12-08

Como Citar

1.
Reis AT, Gama VC, Santos R da S. FETAL ALCOHOL SYNDROME: REFLECTIONS FOR OBSTETRICS AND NEONATAL NURSING PRACTICE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de dezembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/972

Edição

Seção

Reflection

Plum Analytics