MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES

Verônica Santos Albuquerque, José Carlos Lima de Campos

Resumo


OBJETIVO: Apresentar o desenvolvimento pedagógico para construção de competências relacionadas ao cuidado em Saúde Mental no currículo integrado, implantado no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO desde 2007. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que retrata a diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem, utilizados para a formação de enfermeiros, com foco na área da Saúde Mental, no período de 2008 a 2010. RESULTADOS: São apresentadas reflexões sobre as atividades pedagógicas propostas no Curso, que incluem sessões tutoriais, conferências, filmes, seminários, atividades em laboratório de habilidade, inserção em cenários de prática onde se processa a vida e o trabalho em saúde e visitas guiadas a instituições voltadas ao cuidado de portadores de transtornos mentais. CONCLUSÂO: A experiência vem mostrando que essa diversificação proporciona aos estudantes uma visão mais global e contextualizada do processo de adoecimento mental e das inúmeras possibilidades de intervenção. DESCRITORES: Enfermagem; Saúde Mental; Currículo Integrado.


Palavras-chave


Enfermagem; Saúde Mental; Currículo Integrado.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

SCImago Institutions Rankings

 

  

 

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.