SEASONAL INFLUENZA VACCINE – VIEW OF THE ELDERLY

Autores

  • Sidnéia Tessmer Casarin FURG
  • Teila Ceolin UFPEL
  • Fernanda Braga Hernandes SMS Piratini
  • Hedi Crecencia Heckler de Siqueira FURG
  • Marina dal Pupo Novello HCNSC
  • Andrea Gonçalves Bandeira PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1811%201821

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde Coletiva, Imunizações

Resumo

Objetivo: conhecer a opinião dos idosos a respeito da vacina contra a gripe sazonal, identificando os mitos e crenças que envolvem a vacinação contra esta patologia. Metodologia: pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, realizada com sete idosos internados em um hospital de médio porte da região Sul do Rio Grande do Sul, entre os dias 22 e 26 de março de 2010.  Os dados, obtidos através da entrevista semi-estruturada, foram avaliados a partir da pré-análise sendo definidas as unidades de registros e a classificação de temas. Resultados: identificou-se que os mitos e crenças que induzem os idosos a não realizarem a vacina, muitas vezes, são influenciados por suas experiências e as do seu círculo de convivência. Conclusão: destacou-se a necessidade de adoção de novas estratégias para a abordagem dos idosos frente à vacinação contra a gripe, as quais devem considerar o contexto cultural, visando à garantia de um cuidado transcultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnéia Tessmer Casarin, FURG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Teila Ceolin, UFPEL

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)/RS.

Fernanda Braga Hernandes, SMS Piratini

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Piratini/RS. 

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira, FURG

Enfermeira e Administradora Hospitalar. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do curso de Graduação em Enfermagem da Anhanguera. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem Saúde (GEES)/Brasil.

Marina dal Pupo Novello, HCNSC

Enfermeira. Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini/RS.

Andrea Gonçalves Bandeira, PUCRS

Enfermeira. Residente em Saúde da Família e da Comunidade do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde- PREMUS-PUCRS.

 

Downloads

Publicado

2011-04-05

Como Citar

1.
Casarin ST, Ceolin T, Hernandes FB, Heckler de Siqueira HC, Novello M dal P, Bandeira AG. SEASONAL INFLUENZA VACCINE – VIEW OF THE ELDERLY. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de abril de 2011 [citado 25º de dezembro de 2024];3(2):1811 1821. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1314

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics