SEASONAL INFLUENZA VACCINE – VIEW OF THE ELDERLY

Autores/as

  • Sidnéia Tessmer Casarin FURG
  • Teila Ceolin UFPEL
  • Fernanda Braga Hernandes SMS Piratini
  • Hedi Crecencia Heckler de Siqueira FURG
  • Marina dal Pupo Novello HCNSC
  • Andrea Gonçalves Bandeira PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1811%201821

Palabras clave:

Enfermagem, Saúde Coletiva, Imunizações

Resumen

Objetivo: conhecer a opinião dos idosos a respeito da vacina contra a gripe sazonal, identificando os mitos e crenças que envolvem a vacinação contra esta patologia. Metodologia: pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, realizada com sete idosos internados em um hospital de médio porte da região Sul do Rio Grande do Sul, entre os dias 22 e 26 de março de 2010.  Os dados, obtidos através da entrevista semi-estruturada, foram avaliados a partir da pré-análise sendo definidas as unidades de registros e a classificação de temas. Resultados: identificou-se que os mitos e crenças que induzem os idosos a não realizarem a vacina, muitas vezes, são influenciados por suas experiências e as do seu círculo de convivência. Conclusão: destacou-se a necessidade de adoção de novas estratégias para a abordagem dos idosos frente à vacinação contra a gripe, as quais devem considerar o contexto cultural, visando à garantia de um cuidado transcultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidnéia Tessmer Casarin, FURG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Teila Ceolin, UFPEL

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)/RS.

Fernanda Braga Hernandes, SMS Piratini

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Piratini/RS. 

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira, FURG

Enfermeira e Administradora Hospitalar. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do curso de Graduação em Enfermagem da Anhanguera. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem Saúde (GEES)/Brasil.

Marina dal Pupo Novello, HCNSC

Enfermeira. Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini/RS.

Andrea Gonçalves Bandeira, PUCRS

Enfermeira. Residente em Saúde da Família e da Comunidade do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde- PREMUS-PUCRS.

 

Publicado

2011-04-05

Cómo citar

1.
Casarin ST, Ceolin T, Hernandes FB, Heckler de Siqueira HC, Novello M dal P, Bandeira AG. SEASONAL INFLUENZA VACCINE – VIEW OF THE ELDERLY. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5 de abril de 2011 [citado 24 de noviembre de 2024];3(2):1811 1821. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1314

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics