THE PULMONARY TUBERCULOSIS IN HOSPITAL ENVIRONMENT: A REVIEW ON THE ROLE OF NURSES

Autores

  • André da Silva Cesário Duarte Universidade Federal Fluminense
  • André Luiz de Souza Braga Universidade Federal Fluminense
  • Silvia Nice da Silva Braga Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2714-2722

Palavras-chave:

Tuberculose, Vigilância Epidemiológica, Infecção Hospitalar.

Resumo

Objetivo: identificar o papel do enfermeiro no tratamento da tuberculose, no ambiente hospitalar. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, com abordagem qualitativa. Para tanto, a coleta dos dados se deu através da Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de dados Lilacs, Bdenf e Scielo, o que possibilitou a escolha de 06 artigos, que foram discutidos aqui. Resultados: Após a coleta de dados, realizaram-se a pré-leitura, a leitura seletiva e análise temática, que destacaram as seguintes categorias: a importância da busca ativa, a tuberculose no ambiente hospitalar e o controle efetivo de ambientes. Conclusão: o enfermeiro, enquanto educador, deve reconhecer que tem em mãos um instrumento de extrema importância para a melhoria da saúde pública no Brasil e para a extinção da discriminação na vida profissional ou pessoal do doente. Descritores: Tuberculose, Vigilância Epidemiológica, Infecção Hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André da Silva Cesário Duarte, Universidade Federal Fluminense

André Luiz de Souza Braga, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Enfermagem pela Universidade Gama Filho - UGF (1991), Licenciatura Plena em Enfermagem pela UGF (1991) e graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (1996). Habilitado em Saúde Pública pela UGF (1991). Especialista Formação Pedagógica em Educação na Área de Saúde pela FIOCRUZ (2005), Especialista em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2008), Mestre em Ensino de Ciência da Saúde e do Ambiente pelo UNIPLI (2005). Atuou como chefe da divisão de informação e dados epidemiológicos da Prefeitura Municipal de Niteroi de 1999 a 2008, professor do Centro Universitário Plínio Leite de 2006 a 2008 e enfermeiro da Prefeitura Municipal de São Gonçalo de 1993 a 2008. Atualmente professor Assistente I da Universidade Fedral Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerência em enfermagem, epidemiologia, gestão em saúde, educação saúde, informação em saúde e odontologia.

Silvia Nice da Silva Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2012-01-27

Como Citar

1.
Duarte A da SC, Braga AL de S, Braga SN da S. THE PULMONARY TUBERCULOSIS IN HOSPITAL ENVIRONMENT: A REVIEW ON THE ROLE OF NURSES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de janeiro de 2012 [citado 29º de março de 2024];4(1):2714-22. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1437

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics