Health education about dengue: contributions to the development of competencies

Autores

  • Renata Vieira Girão Universidade Federal Fluminense
  • Andre Luiz de Souza Braga Universidade Federal Fluminense
  • Barbara Pompeu Crhistovam Universidade Federal Fluminense
  • Cristina Lavoyer Escudeiro Universidade Federal Fluminense
  • Vinicius Mendes da Fonseca Lima Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Monteiro Lopes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.38-46

Palavras-chave:

enfermagem, dengue, educação em saúde, educação baseada em competência

Resumo

Objetivo: descrever, na percepção dos acadêmicos, a ação de educação em saúde na comunidade de Jurujuba, Niterói/RJ, discutindo a contribuição desta atividade para sua formação no primeiro período do curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Método: pesquisa descritiva exploratória do tipo qualitativa, realizada com 17 acadêmicos do primeiro período do segundo semestre de 2011. Utilizou-se um questionário semi estruturado.  Resultado: a partir da interpretação e análise dos questionários, emergiram três categorias: Educação em saúde no ensino da enfermagem, Desenvolvimento de competências e Observação da comunidade. Conclusão: a atividade oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento de competências que serão amadurecidas durante a graduação, como o pensamento crítico, a observação e a comunicação. Além disso, agregaram conhecimento sobre os benefícios do planejamento de projetos de educação em saúde em parceria com diferentes instituições.

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Biografia do Autor

Renata Vieira Girão, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense-UFF. Membro do Núcleo de Pesquisa em Cidadania e Gerência Monitora da disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, Bolsista do projeto de extensão Educar para Melhor Cuidar: uma cartografia das necessidades de saúde dos usuários da Policlínica Comunitária de Jurujuba, e Bolsista do Projeto de Iniciação Científica intitulado Cartografia temática como estratégia para o desenvolvimento de ações de cuidado integral a portadores e/ou com potencial de risco de doenças crônicas não transmissíveis na comunidade de jurujuba.

Andre Luiz de Souza Braga, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Gama Filho - UGF (1991) e Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo - FONF/UFF (1996). Habilitado em Saúde Pública pela UGF (1991). Especialista Formação Pedagógica em Educação na Área de Saúde pela FIOCRUZ (2005), Especialista em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2008), Mestre em Ensino de Ciência da Saúde e do Ambiente pelo UNIPLI (2005). Atuou como chefe da divisão de informação e dados epidemiológicos da Prefeitura Municipal de Niteroi de 1999 a 2008, professor do Centro Universitário Plínio Leite de 2006 a 2008 e enfermeiro da Prefeitura Municipal de São Gonçalo de 1993 a 2008. Atualmente professor do 3º Grau da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerência em enfermagem, epidemiologia, gestão em saúde, educação saúde, informação em saúde e odontologia

Barbara Pompeu Crhistovam, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery (2009). Encontra-se desenvolvendo pesquisas voltadas ao desenvolvimento de conceito de Gerência do Cuidado de Enfermagem em Serviços de Saúde e Gerência do Cuidado com a Pele e em Lesões Cutâneas, bem como pesquisa de desenvolvimento tecnológico com financiamento da FAPERJ voltada para o Gerenciamento de Segurança Sanitária nos Serviços de Saúde - Monitoramento e Avaliação de Produtos para a Saúde. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense, docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, Coordena o Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura da EEAAC/UFF, Coordena o Curso de Especialização em Gerência dos Serviços de Enfermagem da EEAAC/UFF, Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidadania e Gerência na Enfermagem e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cidadania e Gerência na Enfermagem. Integra a Comissão Permanente de Padronização e Avaliação de Materiais Médico-Hospitlares e Ambulatoriais da Fundação Municipal de Saúde do município de Niterói - RJ. Tem experiência de assessoria e consultoria na área de Gestão de Serviços e Processos, com ênfase na Gerência de Serviços de Saúde e de Enfermagem e na Gestão de Materiais. Áreas temáticas de interesse: gerência do cuidado de enfermagem e de saúde na atenção básica e de maior complexidade, gestão de materiais, análise de custos, educação em saúde, ensino de enfermagem, saúde do trabalhador e saúde da criança.

Cristina Lavoyer Escudeiro, Universidade Federal Fluminense

Concluiu o doutorado em enfermagem pela universidade federal do rio de janeiro em 2002. Atualmente e professor adjunto da universidade federal fluminense. Publicou 8 artigos em periodicos especializados e 72 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 livros publicados. Possui 15 itens de producao tecnica. Participou de 1 evento no exterior e 82 no brasil. Orientou 78 trabalhos de conclusao de curso nas areas de enfermagem, educacao e historia. Recebeu 3 premios e/ou homenagens. Entre 2003 e 2004 participou de 1 projeto de pesquisa. Atualmente participa de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 4 destes. Atua na area de enfermagem, com enfase em nefrologia, ensino/formação e metodologia científica. Em suas atividades profissionais interagiu com 54 colaboradores em co-autorias de trabalhos cientificos. Em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualizacao da producao cientifica, tecnologica e artistico-cultural sao: enfermagem, pesquisa, producao cientifica, saude da mulher, conhecimento, cuidado, relacoes interpessoais, representacoes sociais, saude e educacao, cidadania, saúde do trabalhador.

Vinicius Mendes da Fonseca Lima, Universidade Federal Fluminense

Acadêmico de Graduação de Enfermagem e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC, da Universidade Federal Fluminense.  Membro do Núcleo de Pesquisa em Cidadania e Gerência, Monitor da disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, Membro do projeto de extensão Educar para Melhor Cuidar: uma cartografia das necessidades de saúde dos usuários da Policlínica Comunitária de Jurujuba

Claudia Monteiro Lopes, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Graduação de Enfermagem e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC, da Universidade Federal Fluminense

Publicado

2014-01-11

Como Citar

1.
Girão RV, Braga AL de S, Crhistovam BP, Escudeiro CL, Lima VM da F, Lopes CM. Health education about dengue: contributions to the development of competencies. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de janeiro de 2014 [citado 22º de dezembro de 2024];6(1):38-46. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659

Edição

Seção

Artigo Original

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