Health education about dengue: contributions to the development of competencies

Autores/as

  • Renata Vieira Girão Universidade Federal Fluminense
  • Andre Luiz de Souza Braga Universidade Federal Fluminense
  • Barbara Pompeu Crhistovam Universidade Federal Fluminense
  • Cristina Lavoyer Escudeiro Universidade Federal Fluminense
  • Vinicius Mendes da Fonseca Lima Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Monteiro Lopes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.38-46

Palabras clave:

enfermagem, dengue, educação em saúde, educação baseada em competência

Resumen

Objetivo: descrever, na percepção dos acadêmicos, a ação de educação em saúde na comunidade de Jurujuba, Niterói/RJ, discutindo a contribuição desta atividade para sua formação no primeiro período do curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Método: pesquisa descritiva exploratória do tipo qualitativa, realizada com 17 acadêmicos do primeiro período do segundo semestre de 2011. Utilizou-se um questionário semi estruturado.  Resultado: a partir da interpretação e análise dos questionários, emergiram três categorias: Educação em saúde no ensino da enfermagem, Desenvolvimento de competências e Observação da comunidade. Conclusão: a atividade oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento de competências que serão amadurecidas durante a graduação, como o pensamento crítico, a observação e a comunicação. Além disso, agregaram conhecimento sobre os benefícios do planejamento de projetos de educação em saúde em parceria com diferentes instituições.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Vieira Girão, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense-UFF. Membro do Núcleo de Pesquisa em Cidadania e Gerência Monitora da disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, Bolsista do projeto de extensão Educar para Melhor Cuidar: uma cartografia das necessidades de saúde dos usuários da Policlínica Comunitária de Jurujuba, e Bolsista do Projeto de Iniciação Científica intitulado Cartografia temática como estratégia para o desenvolvimento de ações de cuidado integral a portadores e/ou com potencial de risco de doenças crônicas não transmissíveis na comunidade de jurujuba.

Andre Luiz de Souza Braga, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Gama Filho - UGF (1991) e Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo - FONF/UFF (1996). Habilitado em Saúde Pública pela UGF (1991). Especialista Formação Pedagógica em Educação na Área de Saúde pela FIOCRUZ (2005), Especialista em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2008), Mestre em Ensino de Ciência da Saúde e do Ambiente pelo UNIPLI (2005). Atuou como chefe da divisão de informação e dados epidemiológicos da Prefeitura Municipal de Niteroi de 1999 a 2008, professor do Centro Universitário Plínio Leite de 2006 a 2008 e enfermeiro da Prefeitura Municipal de São Gonçalo de 1993 a 2008. Atualmente professor do 3º Grau da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerência em enfermagem, epidemiologia, gestão em saúde, educação saúde, informação em saúde e odontologia

Barbara Pompeu Crhistovam, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery (2009). Encontra-se desenvolvendo pesquisas voltadas ao desenvolvimento de conceito de Gerência do Cuidado de Enfermagem em Serviços de Saúde e Gerência do Cuidado com a Pele e em Lesões Cutâneas, bem como pesquisa de desenvolvimento tecnológico com financiamento da FAPERJ voltada para o Gerenciamento de Segurança Sanitária nos Serviços de Saúde - Monitoramento e Avaliação de Produtos para a Saúde. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense, docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, Coordena o Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura da EEAAC/UFF, Coordena o Curso de Especialização em Gerência dos Serviços de Enfermagem da EEAAC/UFF, Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidadania e Gerência na Enfermagem e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cidadania e Gerência na Enfermagem. Integra a Comissão Permanente de Padronização e Avaliação de Materiais Médico-Hospitlares e Ambulatoriais da Fundação Municipal de Saúde do município de Niterói - RJ. Tem experiência de assessoria e consultoria na área de Gestão de Serviços e Processos, com ênfase na Gerência de Serviços de Saúde e de Enfermagem e na Gestão de Materiais. Áreas temáticas de interesse: gerência do cuidado de enfermagem e de saúde na atenção básica e de maior complexidade, gestão de materiais, análise de custos, educação em saúde, ensino de enfermagem, saúde do trabalhador e saúde da criança.

Cristina Lavoyer Escudeiro, Universidade Federal Fluminense

Concluiu o doutorado em enfermagem pela universidade federal do rio de janeiro em 2002. Atualmente e professor adjunto da universidade federal fluminense. Publicou 8 artigos em periodicos especializados e 72 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 livros publicados. Possui 15 itens de producao tecnica. Participou de 1 evento no exterior e 82 no brasil. Orientou 78 trabalhos de conclusao de curso nas areas de enfermagem, educacao e historia. Recebeu 3 premios e/ou homenagens. Entre 2003 e 2004 participou de 1 projeto de pesquisa. Atualmente participa de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 4 destes. Atua na area de enfermagem, com enfase em nefrologia, ensino/formação e metodologia científica. Em suas atividades profissionais interagiu com 54 colaboradores em co-autorias de trabalhos cientificos. Em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualizacao da producao cientifica, tecnologica e artistico-cultural sao: enfermagem, pesquisa, producao cientifica, saude da mulher, conhecimento, cuidado, relacoes interpessoais, representacoes sociais, saude e educacao, cidadania, saúde do trabalhador.

Vinicius Mendes da Fonseca Lima, Universidade Federal Fluminense

Acadêmico de Graduação de Enfermagem e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC, da Universidade Federal Fluminense.  Membro do Núcleo de Pesquisa em Cidadania e Gerência, Monitor da disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, Membro do projeto de extensão Educar para Melhor Cuidar: uma cartografia das necessidades de saúde dos usuários da Policlínica Comunitária de Jurujuba

Claudia Monteiro Lopes, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Graduação de Enfermagem e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC, da Universidade Federal Fluminense

Publicado

2014-01-11

Cómo citar

1.
Girão RV, Braga AL de S, Crhistovam BP, Escudeiro CL, Lima VM da F, Lopes CM. Health education about dengue: contributions to the development of competencies. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11 de enero de 2014 [citado 22 de noviembre de 2024];6(1):38-46. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics