Ações de Enfermagem ao paciente com Insuficiência Cardíaca: uma revisão integrativa Nursing actions for patients with heart failure: an integrative review

Autores

  • Quezia Cristina da Silva Simões lessa universidade federal fluminense
  • Jenefer de Meneses Frossard universidade federal fluminense
  • Fernanda Almenara Silva dos Santos universidade federal fluminense
  • Gisella de Carvalho Queluci universidade federal fluminense
  • Dayse Mary da Silva Correia universidade federal fluminense
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti universidade federal fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4587-4600

Palavras-chave:

Educação, insuficiência cardíaca, Enfermagem

Resumo

Objetivos: identificar estudos sobre as ações educativas aos pacientes com insuficiência cardíaca realizadas pelo enfermeiro e avaliar sua importância a fim de destacar métodos, estratégias e novos conceitos na área. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados 15 artigos nas bases de dados Lilacs, Medline e no Portal de Periódicos da Capes, publicados entre 1995 e 2010. Resultados: na análise, observou-se a prevalência de pesquisas sobre os benefícios da educação em saúde prestada nos mais variados cenários de atuação, principalmente durante a consulta de enfermagem, no uso de meios de comunicação à distância e por outros meios. Conclusão: a prática de ensino deve fazer parte do manejo diário começando o mais precocemente possível, no contexto hospitalar, e prolonga-se depois da alta, pois dessa forma observamos o aumento do conhecimento dos clientes sobre a doença e o propósito das intervenções farmacológicas e não farmacológicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisella de Carvalho Queluci, universidade federal fluminense

Doutora em Enfermagem. Professor adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Dayse Mary da Silva Correia, universidade federal fluminense

Doutoranda em Ciências Cardiovasculares. Professora assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Ana Carla Dantas Cavalcanti, universidade federal fluminense

Doutora em Enfermagem. Professor adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

1.
lessa QC da SS, Frossard J de M, dos Santos FAS, Queluci G de C, Correia DM da S, Cavalcanti ACD. Ações de Enfermagem ao paciente com Insuficiência Cardíaca: uma revisão integrativa Nursing actions for patients with heart failure: an integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de abril de 2016 [citado 29º de março de 2024];8(2):4587-600. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1469

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics