Diagnoses, interventions and nursing results for child with congenital heart disease: integrative revision

Autores

  • Valéria Gonçalves Silva Instituto Nacional de cardiologia e Inca
  • Tereza Cristina Felippe Guimarães Instituto Nacional de Cardiologia
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti Universidade Federal Fluminense
  • Rosana Oliveira Souza Universidade Federal Fluminense
  • Regina Célia Carvalho Veras Instituto Nacional de Cardiologia
  • Juliana Melo Vellozo Pereira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1276-1287

Palavras-chave:

Enfermagem, crianças, cardiopatias congênitas

Resumo

Objetivo: CORRELACIONAR À PADRONIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS, INTERVENÇÕES E RESULTADOS DE ENFERMAGEM FRENTE AO CONHECIMENTO PRODUZIDO NA LITERATURA, COMO FORMA DE EXPRESSAR AS AÇÕES INTER-RELACIONADAS E SISTEMATIZADAS À CRIANÇA COM CARDIOPATIA CONGÊNITA. Métodos: FOI UTILIZADA COMO METODOLOGIA A REVISÃO INTEGRATIVA, REALIZADA NAS BASES DE DADOS: LILACS, PUBMED, BDENF E CUIDEN. Resultados: FORAM SELECIONADOS 19 ARTIGOS, SENDO 04 SOBRE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM; 01 SOBRE RESULTADOS DE ENFERMAGEM; 11 SOBRE INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM E 03 SOBRE DIAGNÓSTICOS, INTERVENÇÕES E RESULTADOS DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS COM CARDIOPATIAS CONGÊNITAS. Conclusão: VERIFICOU-SE QUE POUCOS ESTUDOS DEMONSTRARAM AS ETAPAS DO PROCESSO DE ENFERMAGEM INTER-RELACIONADAS. É NECESSÁRIO AUMENTAR AS PESQUISAS NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA PARA APROFUNDAR O CONHECIMENTO E, CONSEQÜENTEMENTE, MELHORAR A PRÁTICA.

Descritores: PROCESSOS DE ENFERMAGEM, CRIANÇAS, CARDIOPATIAS CONGÊNITAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Gonçalves Silva, Instituto Nacional de cardiologia e Inca

Aluna do Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da UFF, formada há 17 anos pela Universiadade federal do Rio de Janeiro - UNI-RIO. Especialista em Enfermagem Pediátrica Cardilógica

Tereza Cristina Felippe Guimarães, Instituto Nacional de Cardiologia

Coordenadora do Serviço de Insuficiência cardíaca e Transplante cardíaco do Instituto Nacional de Cardiologia

Ana Carla Dantas Cavalcanti, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Universidade Federal Fluminense (UFF

Rosana Oliveira Souza, Universidade Federal Fluminense

Aluna do Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da UFF

Regina Célia Carvalho Veras, Instituto Nacional de Cardiologia

Enfermeira líder do Serviço de cardiologia da criança e do adolescente do Instituto Nacional de Cardiologia

Juliana Melo Vellozo Pereira, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciências Cardiovascular - UFF

Publicado

2014-07-03

Como Citar

1.
Silva VG, Guimarães TCF, Cavalcanti ACD, Souza RO, Veras RCC, Pereira JMV. Diagnoses, interventions and nursing results for child with congenital heart disease: integrative revision. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de julho de 2014 [citado 19º de novembro de 2024];6(3):1276-87. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2654

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics