Ações de Enfermagem ao paciente com Insuficiência Cardíaca: uma revisão integrativa Nursing actions for patients with heart failure: an integrative review
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4587-4600Palavras-chave:
Educação, insuficiência cardíaca, EnfermagemResumo
Objetivos: identificar estudos sobre as ações educativas aos pacientes com insuficiência cardíaca realizadas pelo enfermeiro e avaliar sua importância a fim de destacar métodos, estratégias e novos conceitos na área. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados 15 artigos nas bases de dados Lilacs, Medline e no Portal de Periódicos da Capes, publicados entre 1995 e 2010. Resultados: na análise, observou-se a prevalência de pesquisas sobre os benefícios da educação em saúde prestada nos mais variados cenários de atuação, principalmente durante a consulta de enfermagem, no uso de meios de comunicação à distância e por outros meios. Conclusão: a prática de ensino deve fazer parte do manejo diário começando o mais precocemente possível, no contexto hospitalar, e prolonga-se depois da alta, pois dessa forma observamos o aumento do conhecimento dos clientes sobre a doença e o propósito das intervenções farmacológicas e não farmacológicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.