USE OF NURSING DIAGNOSES ANXIETY AND FEAR IN THE MEDICAL AND SURGICAL CLINICS OF A UNIVERSITY HOSPITAL

Autores

  • Eduardo Tavares Gomes UFPE
  • Renata Livia Alves de Souza Melo UFPE
  • Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos UFPE
  • Eloine Nascimento de Alencar UFPE

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2419-2426

Palavras-chave:

Ansiedade, Medo, Diagnósticos de Enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivos: Avaliar o uso dos Diagnósticos de Enfermagem Ansiedade e Medo na prática assistencial de enfermeiros das clínicas médica e cirúrgica de um hospital universitário. Métodos: Foi realizado um estudo exploratório utilizando um questionário para julgamento da relevância das características definidoras. Procedeu-se a análise baseada no método de Validação de Conteúdo proposto por Fehring adaptado. Resultados: As características definidoras principais para o uso do diagnóstico Ansiedade foram: Relato de incapacidade de relaxar (0,82), Insônia (0,81), Irritabilidade/Impaciência (0,81). Para o diagnóstico Medo, as características principais foram: Sentimento de pavor, medo, apreensão e alarme (0,83), Frequência Cardíaca aumenta (0,81), Tremores na Voz (0,81), Palpitação (0,80). Conclusão: Os resultados apontam que os enfermeiros pesquisados associam o medo a um episódio agudo, mais identificado por características fisiológicas. Reforça-se a importância da conscientização do enfermeiro da necessidade de diagnóstico e intervenção da ansiedade e medo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Tavares Gomes, UFPE

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-graduando em Suporte Avançado de Vida pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco. Enfermeiro da Emergência Cardiológica e Neurológica do Hospital Metropolitano Pelópidas Silveira. Professor e Coordenador de Curso da Escola Politécnica de Saúde do IMIP.

Renata Livia Alves de Souza Melo, UFPE

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pernambuco

Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, UFPE

Doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC. Professora adjunto do Departamento de Enfermagem da UFPE e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graudação em Enfermagem - UFPE

Eloine Nascimento de Alencar, UFPE

Doutora em Antropologia Iberoamerica pela Universidad de Salamanca. Professora adjunto do Departamento de Enfermagem da UFPE e colaboradora do Programa de Pós-Graudação em Enfermagem - UFPE.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Como Citar

1.
Gomes ET, Melo RLA de S, de Vasconcelos EMR, de Alencar EN. USE OF NURSING DIAGNOSES ANXIETY AND FEAR IN THE MEDICAL AND SURGICAL CLINICS OF A UNIVERSITY HOSPITAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 20º de junho de 2012 [citado 17º de abril de 2024];4(2):2419-26. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1779

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics