PROBLEMS AS STRATEGY FOR HEALTH EDUCATION IN FINGHTING DENGUE: A REPORT OF EXPERIENCE

Main Article Content

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
Vera Maria Sabóia
Helena Ferraz Gomes
Nayane de Souza Silva Santos
Ana Rosi Vignoli

Resumo

 Objetivo: descrever uma atividade educativa desenvolvida numa Policlínica do município de Niterói, estado do Rio de Janeiro – Brasil, junto à comunidade que freqüentava a Unidade no segundo semestre de 2011, tendo como tema: Dengue o que eu tenho com isso? Método: Trata-se de um relato de experiência descritivo, de natureza qualitativa. Resultado: O dengue constitui um grave problema de saúde pública, sendo importante ressaltar que, pela sua complexidade, a intervenção e resolução transcendem a atuação do setor saúde.Entretanto, percebe-se que as estratégias tradicionais realizadas em grande parte do país, consistem no Programa de Controle de Vetores, na eliminação dos focos de procriação do mosquito, tendo um enfoque na prevenção pela responsabilização individual dos cidadãos. Acredita-se que a atividade educativa proporcionou ir além das amarras do tradicionalismo cartesiano, permitindo uma abordagem da questão dengue que leve a uma reflexão crítica, mas que, acima de tudo, impulsione para uma mudança paradigmática de (re) transformação de modelos educativos focados meramente na unicausalidade e no reducionismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Valente GSC, Sabóia VM, Gomes HF, Santos N de SS, Vignoli AR. PROBLEMS AS STRATEGY FOR HEALTH EDUCATION IN FINGHTING DENGUE: A REPORT OF EXPERIENCE. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de novembro de 2012 [citado 20º de outubro de 2021];4(4):2987-94. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1888
Seção
Research
Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Vera Maria Sabóia, EEAAC/UFF

Doutora em Enfermagem/EEAN/UFRJ, Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração/UFF

Helena Ferraz Gomes, EEAAC/UFF

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Residente de Enfermagem em Saúde Coletiva/UFF. Mestranda em Saúde do Trabalhador - FENF/UERJ.

 

Nayane de Souza Silva Santos, EEAAC/UFF

Enfermeira. Residente de Enfermagem em Saúde Coletiva/UFF. Mestranda em Ciências do Cuidado em Saúde/UFF.

Ana Rosi Vignoli, SMS/Niteroi RJ

Enfermeira, graduada pela UFF. Enfermeira da Fundação Municipal de Saúde do município de Niterói.

 

 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>