MATRIX SUPPORT AND INTEGRAL CARE NETWORKS IN MENTAL HEALTH

Autores

  • Aline Basso da Silva UFRGS
  • Bruna Cristiane Furtado Gomes UFPel
  • Odete Messa Torres UNIPAMPA
  • Débora Schlotefeldt Siniak URI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3655-3666

Palavras-chave:

Mental, Assistência Integral à Saúde, Humanização da assistência

Resumo

Objetivo: Apresentar os conceitos, percepções e vivências trazidas pelos profissionais de Saúde Mental sobre seus cotidianos nos serviços. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e Análise Institucional sobre Apoio Matricial e Redes de Cuidado Integral em Saúde Mental realizada com três serviços no município de Uruguaiana, os dados foram agrupados em categorias e a análise procedeu pela interpretação e reflexão do conteúdo emergido. Resultados: Os resultados apontam para o desvelamento de novos olhares sobre o assunto na perspectiva dos profissionais em saúde, visando o debate, a crítica e as construções coletivas de conceitos e resoluções de situações problemas que mostraram as vivências e as realidades destas equipes. Conclusão: Por fim, busca-se contribuir com a ampliação do debate a cerca da temática, considerando sua necessidade de viabilização nas práticas nos serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Basso da Silva, UFRGS

Bruna Cristiane Furtado Gomes, UFPel

Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação permanente em saúde, educação profissional, integralidade, ciências sociais e enfermagem. Atua como enfermeira na Estratégia Saúde Família.

                                           

Odete Messa Torres, UNIPAMPA

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia/UFBA (2005). Realiza Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo, com ingresso em 2011. Atuou como enfermeira assistencial no Hospital Vila Nova (2003). Foi consultora da UNESCO junto ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (2004-2006), na condução da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e do Projeto Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS/Brasil) e junto a Escola de Saúde Pública do Rio grande do Sul (2007-2009), organizou a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde. Como docente, desenvolveu suas atividades no Centro Universitário Metodista/IPA em Porto Alegre/RS (2006-2008), junto ao Curso de Graduação em enfermagem e Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Atualmente é Professora Assistente I da Universidade Federal do Pampa, junto ao Curso de Graduação em Enfermagem e Avaliadora Nacional dos Cursos de Residência Multiprofissional em Saúde junto à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS/MEC/MS). Participa da Associação Brasileira de Enfermagem; da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, compondo o Grupo de Trabalho denominado Trabalho e Educação em Saúde; da Rede Unida, como membro de seu Conselho Consultivo. Possui experiência na área da Saúde e Enfermagem, com ênfase em saúde coletiva e saúde mental, gestão, ensino e pesquisa em saúde e enfermagem, atuando e produzindo nos temas: Sistema Único de Saúde, formação e desenvolvimento de trabalhadores em saúde, Educação Permanente em Saúde, cuidado humano, enfermagem psiquiátrica, e temas que envolvam a mudança nos cursos de graduação da área da saúde.

Débora Schlotefeldt Siniak, URI

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Santo Ângelo - URISAN/2011. Foi aluna de Extensão atuando em uma Comunidade Terapêutica para dependentes químicos. Possui experiência na área hospitalar aonde atuou como bolsista de enfermagem em uma Unidade de Clínica-Cirúrgica. Realizou estágio Extracurricular em um CAPS II da região Noroeste do estado. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde e Educação da URISAN (GEPESE), desde 2008. Tem participado de diversos eventos no Brasil. É aluna voluntária de iniciação Científica da URISAN aonde desenvolve diversos projetos especialmente relacionados à adolescentes em situação de vulnerabilidade e usuários de Substâncias Psicoativas. Atualmente cursa Pós Graduação em Dependência Química pela FLT.

Publicado

2013-03-20

Como Citar

1.
da Silva AB, Gomes BCF, Torres OM, Siniak DS. MATRIX SUPPORT AND INTEGRAL CARE NETWORKS IN MENTAL HEALTH. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 20º de março de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(2):3655-66. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2066

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics