The nurse's work on identification of occupational risks in hyperbaric medicine

Autores

  • Gabryella Vencionek Barboza Universidade Federal Fluminense
  • Elaine Antunes Cortez Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.320-332

Palavras-chave:

Medicina hiperbárica, Enfermagem, Riscos ocupacionais, Mapa de risco

Resumo

 

Objetivos: elaborar o mapa de risco; identificar os riscos ocupacionais ao trabalhador da clínica de medicina hiperbárica; descrever ações/ medidas preventivas do enfermeiro do trabalho para minimizar os riscos existentes. Métodos: estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. O mapa de riscos foi elaborado utilizando-se o programa Adobe Ilustrator CS3, após autorização. Resultados: o trabalho dos profissionais nas clínicas de Medicina Hiperbárica está envolto em vários fatores de risco ocupacional, destacando-se a probabilidade de incêndio ou explosão que podem ocasionar danos à saúde dos trabalhadores e até mesmo a morte. O enfermeiro do trabalho pode atuar orientando/educando os trabalhadores quanto à importância de utilização de estratégias para eliminar/manter afastadas todas as fontes de ignição na presença de oxigênio. Conclusão: a elaboração do mapa de riscos é de primordial importância para o diagnóstico dos riscos ocupacionais e conseqüentemente para o planejamento de medidas preventivas, visando à promoção da saúde dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabryella Vencionek Barboza, Universidade Federal Fluminense

Eoutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; Professora Adjunto da EEAAC/UFF

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno infantil e Psiquiatria da EEAAC/UFF

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. professora Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem aurora de Afonso Costa - EEAAC/UFF.

Publicado

2014-01-27

Como Citar

1.
Barboza GV, Cortez EA, Valente GSC. The nurse’s work on identification of occupational risks in hyperbaric medicine. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de janeiro de 2014 [citado 20º de abril de 2024];6(1):320-32. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2868

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics