Palliative care for pain originated from the bone mineral disease of chronic renal failure

Autores

  • Fernando de Souza Silva UFRN
  • Sandy Yasmine Bezerra e Silva UFRN
  • Mônica Gisele Costa Pinheiro UFRN
  • Maria Sueleide Feitosa Pinheiro FATERN
  • Raimunda Cândida de França FATERN
  • Clélia Albino Simpson UFRN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.767-775

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Insuficiência Renal Crônica, Osteodistrofia Renal, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar quais os cuidados paliativos eficazes à minimização da dor utilizados, em nível domiciliar, por pacientes portadores de Doença Mineral e Óssea da Doença Renal Crônica. Métodos: Pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, com 35 pacientes de uma clínica de hemodiálise. Foi utilizado um questionário semiestruturado para coleta de dados e a análise deu-se através da estatística descritiva e a univariada. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o protocolo nº176/176/2011. Resultados: Os pacientes apresentaram processo doloroso prejudicial à qualidade de vida e em maioria, utilizam em domicílio medicações analgésicas e antinflamatórios orais, compressa fria local e repouso. Conclusão: Devido à boa eficiência dos cuidados paliativos não medicamentosos, propomos a utilização do repouso e compressas frias como escolha de cuidado primário, relegando às condutas medicamentosas como opções secundárias ou coadjuvantes.

 

Descritores: Cuidados Paliativos, Insuficiência Renal Crônica, Osteodistrofia Renal, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Souza Silva, UFRN

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enfermeiro do Hospital Universitário Onofre Lopes-UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Sandy Yasmine Bezerra e Silva, UFRN

Enfermeira e aluna especial do Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Mônica Gisele Costa Pinheiro, UFRN

Enfermeira e Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Maria Sueleide Feitosa Pinheiro, FATERN

Enfermeira formada pela FATERN, Natal-RN, Brasil. 

Raimunda Cândida de França, FATERN

Enfermeira formada pela FATERN, Natal-RN, Brasil. 

Clélia Albino Simpson, UFRN

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFRN.

Publicado

2014-03-31

Como Citar

1.
Silva F de S, Silva SYB e, Pinheiro MGC, Pinheiro MSF, França RC de, Simpson CA. Palliative care for pain originated from the bone mineral disease of chronic renal failure. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];6(2):767-75. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3163

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics