Nursing care on admission and stay of the newborn in the accommodation set on intra-hospital

Main Article Content

Paolla Amorim Malheiros Dulfe
Rosane Cordeiro Burla de Aguiar
Valdecyr Herdy Alves
Diego Pereira Rodrigues

Resumo

Objetivo: analisar os cuidados de enfermagem instituídos aos recém-nascidos em alojamento conjunto que, posteriormente, passaram por transferência intra-hospitalar. Métodos: pesquisa descritiva, exploratória, quanti-qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), sob protocolo nº: 182.253/2012; e realizada com oitos enfermeiros do alojamento conjunto, mediante análise documental através de levantamento no banco dos prontuários com aplicação de um check list sobre a linha de cuidados de enfermagem e entrevista semiestruturada. Resultados: na analise dos dados, os resultados mostraram a importância da mulher e do recém-nascido no mesmo espaço, orientações aos acompanhantes. A realização do exame físico mostra a sua eficácia no seu acompanhamento. Conclusão: assim, o enfermeiro deve executar o seu cuidado na admissão e permanência do recém-nascido em sua integralidade, favorecendo o conforto e a segurança. Descritores: Enfermagem, Cuidados de enfermagem, Alojamento conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Dulfe PAM, Aguiar RCB de, Alves VH, Rodrigues DP. Nursing care on admission and stay of the newborn in the accommodation set on intra-hospital. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 17º de maio de 2022];7(2):2287-9. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3552
Seção
Research
Biografia do Autor

Paolla Amorim Malheiros Dulfe, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, especialista na saúde da mulher, criança e adolescente, Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói (RJ), Brasil.

Rosane Cordeiro Burla de Aguiar, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, professora Doutora em Enfermagem, Departamento materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói (RJ), Brasil. 

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Professor Doutor em Enfermagem, Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói (RJ), Brasil.

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Mestrando, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói (RJ), Brasil

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>