Nursing care management to men with cancer

Autores

  • Maria Gefé da Rosa Mesquita Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Graciele Oroski Paes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelle Miranda da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sabrina da Costa Machado Duarte Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joséte Luzia Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2949-2960

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Enfermagem, Assistência Integral à Saúde, Oncologia, Gerência.

Resumo

Objetivo: Discutir as interações entre perspectiva de gênero e integralidade na gerência do cuidado de enfermagem a homens com câncer. Método: Estudo qualitativo, orientado pela Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário foi um Hospital Federal do Município do Rio de Janeiro - Brasil e os sujeitos, todos os 6 enfermeiros do serviço de oncologia, que concederam entrevistas semi-estruturadas. Resultados: Cinco categorias emergiram gerando o fenômeno: Ressignificando a gerência do cuidado de enfermagem mediante a perspectiva de gênero a fim de assegurar a integralidade ao homem com câncer. Na interação com os homens com câncer em tratamento antineoplásico, enfermeiros ouvem a influência da masculinidade em suas vidas e detectam a necessidade de inclusão da perspectiva de gênero em sua prática profissional. Conclusão: Assegurar a integralidade do cuidado ao homem lança o desafio de se colocar no lugar do mesmo, reconhecer suas necessidades singulares e assim ressignificar a gerência do cuidado de enfermagem. 

Descritores: Saúde do Homem; Enfermagem; Assistência Integral à Saúde; Oncologia; Gerência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gefé da Rosa Mesquita, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto I da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Doutora em Enfermagem com Estágio Sanduíche na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Enfermagem. Realizou Intercâmbio Educacional Internacional na Escola de Enfermagem da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA). Residência na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-Graduação nas áreas de Terapia Intensiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Educação pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Graduada pela EEAN/UFRJ.

Graciele Oroski Paes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Enfermagem e Licenciatura pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC-1999/2003) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialização em Enfermagem Cardiovascular pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN-2003/2004) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-2005/2006). Doutorado em Enfermagem pela EEAN-UFRJ (2009-2011). Pós-Doutorado pela Facultad de Enfermería, Fisioterapia y Podologia de la Universidad de Sevilla - España (2014). Na docência exerce suas atividades como Professora Adjunta II do Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF) da EEAN-UFRJ. 

Marcelle Miranda da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e pós-doutorado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Osnabrück/Alemanha (2014). Atualmente é professor adjunto II da Escola de Enfermagem Anna Nery , atuando principalmente nas seguintes áreas: enfermagem oncológica, cuidados paliativos e gerência do cuidado de enfermagem.

Sabrina da Costa Machado Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Assistente do Departamento de Metodologia da Enfermagem - EEAN/ UFRJ. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ (2004). Especialista em Terapia Intensiva pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ (2005). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ (2008). Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ. Experiência em enfermagem com ênfase em Terapia Intensiva e Gerência em Enfermagem.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Enfermagem (1971) e em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Santa Maria (1975); Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Administração Hospitalar; Mestre em Ciências da Enfermagem (1978) e Doutora em Filosofia da Enfermagem (1995), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Livre Docente em Administração de Enfermagem (1989), pela UERJ. Coordenadora da Área da Enfermagem na CAPES jan.2008-mai.2011, Coordenadora Adjunta da Área da Enfermagem na CAPES de 2002-4 e 2004-7 e membro da Comissão de Avaliação Continuada desde 1996; Representante da Área de Enfermagem no CNPq de 2004-7 sendo Membro, Coordenadora do CA-MS e Coordenadora do CA-EF criado em 2006; Professora TITULAR da Universidade Federal de Santa Catarina, ingresso em 1976, com atuação no ensino, pesquisa, orientação de TCC,IC,Esp, MA, MP, DO,e Pós-Doc, extensão e administração universitária. 

Joséte Luzia Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora 1A CNPq.Livre Docente e Doutora pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto /FEFIERJ. Pós-Doutorado pela UFSC. Graduação em Enfermagem pela FENSG/URecife-Pe. Licenciada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto /FEFIERJ. Bacharel em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Pernambuco. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Membro de corpo editorial de periódicos da área. Coordena pesquisas e é autora de artigos, capítulos e livros especialmente nos seguintes temas da Enfermagem: Pós graduação e pesquisa; Gerência; Matrix Teórica; Teorias de Enfermagem (Grounded Theory); Avaliação; HIV/AIDS; Sistematização da Assistência; e Modelos de Enfermagem. Membro do Comitê de Avaliação da CAPES1994-1997;1998-2001-2004-2007-2010 Representante do Comitê Multidisciplinar -CNPq 1998-2001 Membro da HONOR Society of Nursing/Sigma Theta THAU capitulo EERP/USP. Membro do Núcleo de Pesquisa da Historia da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS/ UFRJ); do Núcleo de Pesquisa de Gerência, Educação, Pesquisa, e Exercício Profissional (GESPEn/ UFRJ); e do GEPECOPEn da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP.

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Mesquita MG da R, Paes GO, Silva MM da, Duarte S da CM, Erdmann AL, Leite JL. Nursing care management to men with cancer. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 9º de janeiro de 2025];7(3):2949-60. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3847

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics