Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review

Autores

  • Jussara Gue Martini Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Aline Massaroli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniele Delacanal Lazzari Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Juliana Homem da Luz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.265-272

Palavras-chave:

enfermagem, currículo, educação em enfermagem, educação.

Resumo

Objetivo: conhecer quais assuntos tem sido abordados e debatidos nas investigações sobre currículo nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, no período de 2000 a 2013. Método: utilizaram-se os pressupostos da revisão integrativa de literatura nas bases de dados LILACS, SCIELO, BDENF e ERIC. A análise dos dados foi organizada a partir da pré-análise, exploração do material e, tratamento e interpretação dos resultados. Resultados: foram selecionados 36 artigos, que possibilitaram a definição de três categorias: Pressupostos das reformas curriculares; Características da formação profissional de enfermeiros e Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Enfermagem e os currículos. Conclusão: verificou-se aderência dos estudos á legislação pertinente, e a ênfase na necessidade de formação profissional fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde. Descritores: enfermagem; currículo; educação em enfermagem; educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Gue Martini, Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1979), especialização em Metodologia do Ensino Superior (1982) , especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica (1987) e especialização em Enfermagem Comunitária pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990). Curso de especialização On Line em Investigação Sobre o fenômeno das Drogas pela Universidade de São Paulo (2006), especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atuou como docente e pesquisadora dos cursos de Enfermagem e Pedagogia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no período de 1982 a 2004, tendo exercido, na mesma instituição, as funções de Chefe de Departamento de Educação, Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro de Ciências Humanas e de Diretora de Administração do Centro de Ciências Humanas. Atuou como enfermeira da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no período de 1995 a 1999. Participou como conselheira no Conselho Municipal de saúde de Porto Alegre, de 1995 a 1999 e como conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, de 1998 a 2004, exercendo a Coordenação da Comissão de DST/AIDS do Conselho estadual. Atualmente é Professora e pesquisadora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), tutora da área de enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e sub-coordenadora do curso de graduação em Enfermagem. Em 2013 concluiu Estágio Pós Doutoral na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). Investiga nas áreas de representações sociais de HIV/AIDS, educação em enfermagem, enfermagem em atenção básica. No campo das representações profissionais, foi Diretora de Educação e Presidente da ABEn RS ( 1998-2001 e 2001-2004), Segunda tesoureira da ABEn Nacional (2004-2007) e Diretora de Publicações e comunicação social da ABEn - Nacional (2007-2010).

Aline Massaroli, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Pós-Graduação em MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela Faculdade INESP (2012). Mestra em Enfermagem - UFSC (2012). Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFSC (2013) e Bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde - EDEN/UFSC. 

Daniele Delacanal Lazzari, Universidade Federal de Santa Catarina.

Enfermeira. Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CNPq. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em terapia intensiva e clínica cirúrgica, e formação docente para o ensino superior. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde - EDEN/UFSC.

Juliana Homem da Luz, Universidade Federal de Santa Catarina

É enfermeira do Hospital Infantil Joana de Gusmão (2005), graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), possui Especialização em Enfermagem Obstétrica (2000) e Mestrado em Enfermagem (2009) ambos pelo programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN-UFSC). Membro dos grupos de pesquisa EDEN - Educação em Enfermagem e Saúde (2010) e NUPEQUIS-FAM-SC - Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina (2006). Atualmente Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da UFSC e aluna do Curso de Doutorado em Enfermagem da UFSC - Área de concentração: Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Martini JG, Massaroli A, Lazzari DD, Luz JH da. Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 29º de março de 2024];9(1):265-72. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4044

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics