Contextual aspects of kidney transplantation and behavior of patients face to replacement therapy

Autores

  • Fernando de Souza de Souza Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clelia Albino Simpson

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i5.71-80

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica, Transplante renal, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar os aspectos contextuais do comportamento apresentado pelos pacientes transplantados renais, em sua dimensão imediata e específica, geral e de metacontexto. Método: Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, tendo o método e técnica da história oral de vida para a apreensão dos relatos, analisados segundo a análise de contexto proposto no referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress. Resultados: A rede foi composta de nove pacientes, entrevistados no período de junho e outubro de 2011. Entre os comportamentos mais relatados, ressalta-se o de negação da doença e tratamento, seguido pelo processo de aceitação e retomada da vida, com duração de tempo variado para ambos. Conclusão: A retomada da vida dos transplantados renais encontrou apoio nos laços familiares e na crença divinal. O melhor entendimento do comportamento apresentado pelos pacientes traz reflexões acerca de melhorias na assistência de enfermagem a esta clientela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Souza de Souza Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF-UFRN). Mestrado em enfermagem pelo PGENF-UFRN. Enfermeiro do Hospital Universitário Onofre Lopes-UFRN.

Publicado

2014-12-01

Como Citar

1.
de Souza Silva F de S, Simpson CA. Contextual aspects of kidney transplantation and behavior of patients face to replacement therapy. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(5):71-80. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4504

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics