Hiv prevention in the school context: what we have and what we want

Sandra Aparecida de Almeida, Jordana de Almeida Nogueira, Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro, Anne Jacqueline Roque Barrêto, Daiane Medeiros da Silva, Luipa Michele Silva

Resumo


Objetivos: identificar os conteúdos relativos à sexualidade que vem sendo trabalhados no ambiente escolar e analisar a compreensão de escolares quanto ao modo de transmissão e prevenção ao HIV/Aids. Método: estudo descritivo, tipo inquérito, realizado com 54 alunos do nono ano do segundo segmento do ensino fundamental de duas escolas municipais de João Pessoa- PB. Dados analisados no Software Statistica 9.0 da Statsoft. Resultados: Na Escola A, privilegiou-se aspectos relacionados à higiene do corpo (44,0%). Na Escola B, evidenciou-se prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (58,6%), infecção pelo HIV/Aids (51,7%) e  uso de preservativo(44,8%). Conclusão: A informação direcionada ao cuidado de si deve extrapolar os limites preventivistas e higienistas, incorporando metodologias extensivas, inclusivas e reflexivas, que favoreçam a experiência para uma sexualidade profícua e consequente redução da vulnerabilidade ao HIV/Aids.

Palavras-chave


HIV, Transmissão, Adolescente, Educação sexual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v6.4505 

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