Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?

Eliane dos Santos Bomfim, Bruno Gonçalves de Oliveira, Randson Souza Rosa, Marlón Vinicius Gama Almeida, Simone Santana da Silva, Igor Brasil de Araujo

Resumo


O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535 

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