Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535Resumen
O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.