Perfil epidemiológico do diabetes mellitus em um estado do nordeste brasileiro Epidemiological profile of Diabetes Mellitus in a northeastern brazilian state

Autores

  • Augusto Cezar Antunes de Araujo Filho Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem
  • Priscilla Dantas Almeida Universidade Federal do Piauí
  • Anna Karolina Lages de Araujo Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem
  • Isabela Maria Magalhães Sales Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem
  • Telma Maria Evangelista de Araújo Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem
  • Silvana Santiago da Rocha Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.641-647

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Perfil de saúde, Epidemiologia, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico do Diabetes Mellitus no Estado do Piauí, Brasil, entre 2002 e 2012. Metodologia: Estudo epidemiológico, com coleta retrospectiva. Foram utilizados dados secundários do Sistema HiperDia disponíveis no DATASUS. Resultados: Foram registrados 8.551 casos, dos quais, 75,4% do tipo 2 e 24,6% do tipo 1. Em todos os anos do estudo, o maior número de casos ocorreu na faixa etária de 40 a 59 anos, tanto no tipo 1 quanto no tipo 2. O sexo feminino foi o mais acometido pela doença (60,37%). Das comorbidades associadas, a que apresentou maior frequência foi doença renal tanto em pacientes com DM tipo 1 (3,4%), quanto em pacientes com DM tipo 2 (2,2%). Conclusão: O conhecimento do perfil epidemiológico é essencial para o desenvolvimento de ações de saúde mais efetivas e voltadas à realidade do DM no Estado do Piauí. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Cezar Antunes de Araujo Filho, Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem

Enfermeiro, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Enfermagem pela UFPI, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Priscilla Dantas Almeida, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira, graduada pela UFPI. Especialista em Vigilância em Saúde. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí.

Anna Karolina Lages de Araujo, Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem

Enfermeira, graduada pela UFPI. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Isabela Maria Magalhães Sales, Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Telma Maria Evangelista de Araújo, Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada da Graduação e do Programa de Pós-Graduação, nível mestrado e doutorado acadêmico, em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Silvana Santiago da Rocha, Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada da Graduação e do Programa de Pós-Graduação, nível mestrado e doutorado acadêmico, em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Publicado

2017-07-11

Como Citar

1.
Araujo Filho ACA de, Almeida PD, Araujo AKL de, Sales IMM, Araújo TME de, Rocha SS da. Perfil epidemiológico do diabetes mellitus em um estado do nordeste brasileiro Epidemiological profile of Diabetes Mellitus in a northeastern brazilian state. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(3):641-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5531

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics