A técnica de buttonhole em pacientes submetidos ao tratamento hemodialítico / The buttonhole technique in patients submitted to hemodialytic treatment
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.358-367Palavras-chave:
Hemodiálise, Fístula arteriovenosa, Enfermagem.Resumo
Resumo
Objetivo: Avaliar a implantação da técnica de Buttonhole durante as sessões de hemodiálise em um serviço em Natal/RN-BR. Método: Estudo descritivo, exploratório e observacional. Utilizou-se um instrumento tipo check-list e escala analógica visual. Resultados: Dos 17 pacientes, 13 são do sexo masculino com peso seco variou entre 61 kg a 80 kg enquanto as mulheres apresentaram hipertensão arterial e insuficiência renal crônica como doença de base frente as variáveis sexo, idade, álcool e outras drogas, para ambos os sexos. Conclusão: Do ponto de vista da execução do Bottonhole o que houve uma maior frequência do acesso entre os sexos foi o radiocefálico. As intercorrências diretas e indiretas do botão foram mais frequentes no sexo masculino com calafrios e tremores, infecção do botão e sangramento do acesso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.