Public policies awareness toward the AIDS combat under the perspective of health professionals / Despertar das políticas públicas de combate à AIDS na perspectiva de profissionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.913-918Palavras-chave:
HIV, síndrome da imunodeficiência adquirida, políticas públicas de saúdeResumo
Objetivo: Identificar os avanços e as falhas das políticas públicas no decorrer da epidemia da aids na perspectiva de profissionais de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo de campo, exploratório, descritivo e qualitativo, realizado com 46 profissionais de saúde de nível técnico e superior que atuavam nos Serviços de Assistência Especializada em HIV/Aids ou Centro de Testagem e Aconselhamento. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada sendo analisada por meio da técnica de análise de conteúdo lexical. Resultados: A partir da identificação dos conteúdos discursivos foram analisadas duas classes que obtiveram as seguintes denominações: Categoria 1: Tratamento do HIV/Aids por meio de antirretrovirais; Categoria 2: Políticas públicas direcionadas ao controle da aids, sendo revelado as mudanças ocorridas no contexto político e social da aids. Conclusão: Percebeu-se a necessidade de incentivar a realização de investimentos financeiros acerca das campanhas voltadas à prevenção do HIV de forma frequente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.