The humanization of prenatal care under the pregnant women’s perspective / A humanização do cuidado pré-natal na perspectiva valorativa das mulheres gestantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1014-1019

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Cuidado pré-natal, Valores sociais, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar os valores expressos nos discursos das mulheres/gestantes acompanhadas no Programa de Pré-natal, a respeito da assistência recebida. Métodos: Estudo fenomenológico com abordagem qualitativa. Foram entrevistadas 12 mulheres no período de janeiro a março de 2013 acompanhadas no pré-natal nos serviços de atenção básica do município de Niterói, Rio de Janeiro. Os depoimentos foram transcritos e submetidos a análise compreensiva para a formulação das categorias e articuladas com a Teoria dos Valores de Max Scheler. Resultados: Emergiram as seguintes categorias: O valor do acolhimento no pré-natal sob a ótica da mulher/gestante e a humanização como uma ação que implica em mudança de valores. Conclusão: Concluiu-se que o acolhimento e a humanização no cuidado durante o pré-natal são valores vitais e afetivos, portanto, valores em si mesmo. Contribuindo assim para refletir a assistência pré-natal, objetivando o direcionamento desse atendimento às necessidades específicas de cada mulher.        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Asturiano da Silva, UFF

Mestre em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa: Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Brasil

Valdecyr Herdy Alves, UFF

Doutor em Enfermagem. Professor Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Brasil. Líder do Grupo de pesquisa Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Bianca Dargam Gomes Vieira, UFF

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Assistente do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Diego Pereira Rodrigues, UFF

Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói, Brasil. Membro do Grupo de pesquisa Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice-presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado do Rio de Janeiro (ABENFORJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Márcia Vieira dos Santos, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Mestre em Saúde Materno Infantil. Enfermeira da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Rio de Janeiro, Brasil.

Giovanna Rosário Soanno Marchiori, Novo Milênio

Mestre em Saúde Materno Infantil, Universidade Federal Fluminense. Professora da Faculdade Novo Milênio. Espirito Santo, Brasil.

Publicado

2018-10-04

Como Citar

1.
Silva LA da, Alves VH, Vieira BDG, Rodrigues DP, Santos MV dos, Marchiori GRS. The humanization of prenatal care under the pregnant women’s perspective / A humanização do cuidado pré-natal na perspectiva valorativa das mulheres gestantes. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(4):1014-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6302

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics