THE NURSING STAFF OF A HOSPITAL AND BURNOUT SYNDROME: A DANGEROUS RELATIONSHIP

Autores

  • Nelson Barroso Vilela UNIFESO
  • Selma Vaz Vidal UNIFESO; UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

Burnout, enfermagem do trabalho, estresse ocupacional

Resumo

Objetivos: Analisar a saúde de um grupo de trabalhadores da equipe de enfermagem, que atuam nos setores: gineco-obstetrícia, centro-cirúrgico, clínica médica e pediatria, com relação aos sinais e sintomas da Síndrome de Burnout, em um hospital do estado do Rio de Janeiro; Verificar os dados sociodemográficos, profissionais e lazer dos membros da equipe de enfermagem que atuam nesses setores; identificar fatores preditores para a síndrome de Burnout citando os sintomas somáticos da síndrome de Burnout apontados pelos sujeitos da pesquisa e apresentar os três fatores correlatos presentes para a síndrome de Burnout: exaustão emocional, despersonalização, realização profissional. Método: abordagem descritiva e quantitativa, com 40 sujeitos, equipe de enfermagem de um hospital. Utilizou-se questionário estruturado MBI (Maslach Burnout Inventory), com escalonamento tipo Likert, ministrado no período de Abril a Maio de 2010. Resultados: Segundo a avaliação do MBI, 55% (N=22) apresentaram baixo índice para Burnout; 40% (N=16) apresentaram índice médio e 5% (N=2) apresentaram índice alto. Conclusão: burnout traz problemas para o profissional da área de saúde e também para a instituição como um todo, pois esta síndrome envolve direta e indiretamente a causa de absenteísmo, gerando prejuízos financeiros e organizacionais a instituição Descritores: Burnout, enfermagem do trabalho, estresse ocupacional.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Barroso Vilela, UNIFESO

1 Graduando do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos –UNIFESO -Teresópolis -RJ; membro da liga de infectologia do professor walter tavares; Endereço para correspondência: Rua João Pacheco n° 68 - Cruzeiro _Teresópolis _RJ.

Selma Vaz Vidal, UNIFESO; UFRJ.

2 Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO . Doutoranda em Bioética pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem – UNIFESO.

Downloads

Publicado

2010-10-19

Como Citar

1.
Vilela NB, Vidal SV. THE NURSING STAFF OF A HOSPITAL AND BURNOUT SYNDROME: A DANGEROUS RELATIONSHIP. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de outubro de 2010 [citado 18º de abril de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/650

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics