THE IMPORTANCE OF CONTINUING EDUCATION IN THE PREVENTION OF OCCUPATIONAL RISKS FOR NURSES WHO HANDLE ANTINEOPLASTIC DRUGS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1822%201826Palavras-chave:
Enfermagem do trabalho. Riscos ocupacionais. Saúde do trabalhador.Resumo
Objetivos: evidenciar e analisar, a partir do discurso dos enfermeiros, a atuação da Educação Continuada voltada a prevenção dos riscos ocupacionais oriundos do manuseio de quimioterápicos antineoplásicos. Método: trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Vinte enfermeiros estiveram inseridos nesta dinâmica. Resultados: as informações coletadas permitiram-nos a abordagem de pontos relevantes sobre a educação ocupacional dos trabalhadores que manuseiam/administram quimioterápicos antineoplásicos, traçando contribuições para o gerenciamento prevencional das doenças ocasionadas pelo trabalho. Conclusão: Os dados foram capazes de fornecer subsídios para o aperfeiçoamento e/ou aplicação de técnicas corretas e seguras voltadas a otimização do serviço prestado ao cliente oncológico em terapia antineoplásica. Descritores: Enfermagem do trabalho. Riscos ocupacionais. Saúde do trabalhador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.