CARDIOVASCULAR RISK PROFILE OF A TEAM OF NURSING IN HEMODYNAMIC

Autores

  • Mariluse Brandão Santos INTO
  • Joanir Pereira Passos EEAP / UNIRIO
  • Caroline Aquino Pereira UNIRIO
  • Priscila Grangeia Santos UNIRIO
  • Greice Petronilho Prata UNIRIO
  • Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Trabalho, Fatores de risco, Doenças cardiovasculares, Hemodinâmica.

Resumo

Objetivo: Identificar a existência de portadores de fatores de risco para as doenças cardiovasculares entre os integrantes de uma equipe de enfermagem, de um Setor de Hemodinâmica, com vista a estabelecer o perfil cardiovascular. Método: Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A população estudada foi constituída por 13 profissionais, envolvendo enfermeiros e auxiliares de enfermagem de um Setor de Hemodinâmica de um hospital público localizado na cidade do Rio de Janeiro. Resultados: Ao investigarmos a existência de fatores de risco para as doenças cardiovasculares, o diabetes mellitus foi o único fator de risco inexistente entre os entrevistados. Dentre os fatores de risco destacamos o estresse como o fator de risco encontrado em todos os investigados (100%), a dislipidemia foi o segundo fator de risco encontrado, correspondendo a 11 (85%), seguido do sedentarismo em nove (69%) e da hipertensão arterial em oito (61%) da população estudada. Conclusão: O estudo evidenciou que a maioria dos entrevistados enquadra-se no grupo de baixo risco, ou seja, possuem uma probabilidade menor que 10% de desenvolver um evento cardiovascular nos próximos dez anos. Descritores: Enfermagem; Trabalho; Fatores de risco; Doenças cardiovasculares, Hemodinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariluse Brandão Santos, INTO

Enfermeira do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Especialista em Enfermagem do Trabalho.

Joanir Pereira Passos, EEAP / UNIRIO

<

Caroline Aquino Pereira, UNIRIO

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Bolsista CAPES.

Priscila Grangeia Santos, UNIRIO

Enfermeira do Quadro de Oficiais de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO.

Greice Petronilho Prata, UNIRIO

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista CAPES.

Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues, UNIRIO

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2010-11-29

Como Citar

1.
Santos MB, Passos JP, Pereira CA, Santos PG, Prata GP, Rodrigues MNG. CARDIOVASCULAR RISK PROFILE OF A TEAM OF NURSING IN HEMODYNAMIC. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 29º de novembro de 2010 [citado 16º de abril de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/828

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics