OS CAMPOS DE PRÁTICA EM SAÚDE MENTAL E O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM – PROJETO DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25pPalavras-chave:
Educação, Saúde Mental, Acadêmico de Enfermagem.Resumo
INTRODUÇÃO:
As transformações decorrentes do processo histórico do cuidado em saúde mental levam as Instituições de Ensino na área da saúde a uma importante implicação de ensino, voltadas para a construção do pensamento crítico-reflexivo sobre tecnologias de cuidado, que possibilite meios acadêmicos especializados para uma compreensão mais aprofundada dos rumos atuais do saber e da prática que vem configurando a reforma psiquiátrica brasileira (Venâncio: 1997; 277).
Desta forma considerando que o campo de prática em saúde mental oportuniza a construção do pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidar dos graduandos de enfermagem; além contribuir para o ensino-aprendizagem ao participar da qualificação deste futuro profissional. Este estudo traz a proposta de delinear questões de ensino em enfermagem em saúde mental a partir das experiências dos graduandos nos cenários de cuidado de saúde mental conveniadas com a UNIRIO.
Objeto de pesquisa e problemática: As contribuições dos campos de prática em saúde mental e psiquiatria nas experiências de aprendizado do graduando de enfermagem.
OBJETIVOS:
Identificar a relação entre experiências práticas e o processo de aprendizagem de graduandos em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da UNIRIO.
METODOLOGIA:
Estudo qualitativo, descritivo, a partir da análise documental e da análise do conteúdo de Bardin (2009). Pois permitem a saturação de categorias para discussão e contextualização teórica (CELLARD: 2008). Materiais e Métodos: Os materiais a serem analisados neste estudo são os relatórios, diários de campo, relatório de experiência de graduandos de enfermagem que cursaram as disciplinas: Enfermagem na Atenção em Psiquiatria e Estágio Curricular de Enfermagem na Atenção em Psiquiatria. Os métodos a serem empregados compreendem a elaboração de tabelas com dados qualitativos digitados conforme descrito nos documentos. Saturação em unidades de análise em sub-categorias e subseqüentemente em Categorias. Estas categorias serão analisadas a luz dos referencias teóricos destacados para este estudo. Período de coleta de dados: 1998 a 2010.
O acesso e manuseio aos documentos foram autorizados pela chefia do departamento em solicitação prévia, e o projeto encontra-se cadastrado no departamento de pesquisa da UNIRIO sob o número: 000233/2010.
Este projeto se isenta do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por seu caráter documental (TCLE).
RESULTADOS:
Os resultados deste projeto encontram-se em análise, respeitando o cronograma previsto para início em agosto de 2010.
Os resultados aqui apresentados são prévias parciais dos relatórios discentes, referentes aos documentos elaborados no segundo semestre de 2009, registrados na vivência de ensino prático da disciplina Enfermagem na Atenção em Psiquiatria, localizado em um cenário de saúde mental caracterizado como asilo psiquiátrico.
Identificamos três experiências relacionadas ao processo de aprendizado do aluno de graduação em enfermagem do quinto período no segundo semestre de 2009 no asilo psiquiátrico, como pré; trans e pós experiência com foco nos principais aspectos:
1. percepção acadêmica antes da vivência no campo de ensino prático como sendo focada no cuidado ao corpo; estigmatizada com relação ao cliente psiquiátrico e receosa com o lidar com o indivíduo com sofrimento psíquico.
2. ponto de vista dos acadêmicos durante o ensino prático esteve voltada para a preocupação em conhecer o ambiente; atividades da disciplina e caracterização do momento das ações de cuidado desenvolvidas no serviço.
3. percepção ao final do período de prática como: humanizada com relação ao cuidado de enfermagem na psiquiatria; não preconceituosa com relação ao cliente asilado psiquiátrico e não estigmatizada com relação ao ambiente do asilo psiquiátrico.
Um fazer que o aluno vivencia no serviço de saúde mental por ele estigmatizado e desconhecido, que no segundo momento o ambiente reconhecido como o grande laboratório para a interdependência e complementaridade: a ação do cuidar é interdependente e se constrói no quotidiano das atividades de enfermagem, na sua dimensão objetiva, na subjetividade de que cuida e do seu cuidado. (Waldow:1995:135)
CONCLUSÃO:
As experiências de aprendizado do graduando de enfermagem no serviço de saúde mental asilar no segundo semestre de 2009 dividem-se em três momentos importantes para o entendimento do processo de ensino-aprendizagem do aluno neste cenário de prática.
Permite reflexões quando entendemos que as experiências vivenciadas no contexto do cuidado do asilo psiquiátrico permitem ao graduando de enfermagem ressignificar conceitos e pré-conceitos para desenvolver competências afetivas e sociais importantes para a qualidade do cuidado em enfermagem em saúde mental.
Assim, a pessoa do aluno vai engajando-se em uma atitude reflexiva sobre o seu “fazer”, iniciando um processo de auto-avaliação, com o objetivo de identificar como suas crenças, valores, conhecimentos teóricos e pessoais influenciam a sua prática. (Waldow: 1995:155)
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