Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-12-22. Leia a versão mais recente.

Construction and validation of a booklet on mental health care in primary care / Construção e validação de cartilha sobre o cuidado em saúde mental na Atenção Primária

Autores

  • Jamine Bernieri Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Alice Hirdes Universidade Luterana do Brasil image/svg+xml
  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Denise Antunes de Azambuja Zocche Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Leila Zanatta Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12675

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação permanente, Saúde mental, Tecnologia educacional, Angústia psicológica.

Resumo

Objetivo: descrever o processo de construção e validação de uma cartilha para promoção da saúde mental para profissionais da Atenção Primária à Saúde. Método: pesquisa-ação, dividida em cinco fases, realizada de novembro de 2020 a janeiro de 2021. Resultados: a construção da cartilha foi embasada em um diagnóstico situacional e na literatura, seguido de validação por juízes-especialistas e público-alvo. O conteúdo foi validado por doze juízes-especialistas em saúde mental, atingindo Índice de Validade do Conteúdo acima de 80%. Para validação da aparência contou-se com seis juízes da área de design e/ou marketing, por fim foi realizada a validação semântica por onze profissionais da Atenção Primária à Saúde, que representaram o público alvo. Utilizou-se o Índice de Concordância, atingindo valores acima de 75%. Conclusão: tais resultados evidenciam que a tecnologia construída é confiável e válida podendo ser utilizada pelas equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamine Bernieri, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis- SC-Brasil.

Alice Hirdes, Universidade Luterana do Brasil

Enfermeira. Doutora em Psicologia Social. Professora de Enfermagem e do Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade. Universidade Luterana do Brasil, (ULBRA), Gravataí-RS-Brasil 

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC-Brasil.

Denise Antunes de Azambuja Zocche, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC-Brasil.

Leila Zanatta, Universidade do Estado de Santa Catarina

Farmacêutica. Doutora em Farmácia. Professora do Departamento de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC-Brasil.

Referências

A Marques DA, Paula GL, Souza CL, Arreguy-Sena C, Alves MS, Vargas D. Assistência ao indivíduo em sofrimento psíquico: percepção das equipes multiprofissionais. Rev enferm UFPE on line. 2018; 12(2): p. 407-415.

https://doi.org/10.5205/1981-8963v12i2a24111p407-415-2018

Bernieri J, Hirdes A, Vendruscolo C, Zanatta L. Fragilidades na atenção à saúde mental: percepções dos profissionais da atenção primária à saúde em tempos de COVID-19. Res., Soc. Dev. 2021; 10(12): e 458101220456. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20456.

Sousa BS, Costa PSL, Jorge BSM. Cuidado em saúde mental no contexto da atenção primária: Contribuições da enfermagem. Rev. baiana saúde pública. 2019; 43 (1):151-164. https://doi.org/10.22278/2318-2660.2019.v43.n1.a3024.

Rezio, LA, Conciani, ME, Queiroz MA. O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde. Interface. 2020; 24: e200113: 1-17. https://doi.org/10.1590/interface.200113.

Jorge MSB, Pedrosa KA. Cartilhas em cuidados e promoção da saúde mental na pandemia da COVID-19 como ferramentas da educação em saúde: revisão de escopo. Res., Soc. Dev. 2022; 11 (7): e54611730256. http://dx.doi.org/10.33448/rsdv11i7.30256.

Michael A, Thirumoorthya A, Girishc N, Sivakumarb NPT. Training Community health workers in geriatric mental health: Process of manual development and pilot testing findings. Asian Journal of Psychiatry.2018; 38: 12-15. https://doi.org/10.1016/j.ajp.2018.10.017.

Sy-Layug R, Yoshimoto J, Goebert D, Guerrero APS, Alicata D. The Hawai‘i Childand Adolescent Psychiatry Resources for Primary Care: An Evidence-Informed Tool to Improve Quality of Care. Hawaii J Health & Soc Welf, 2020 mai; 79 (5). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7260872/.

Thiollent M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez; 2011.

Teixeira E, Mota VMSS. Tecnologias educacionais em foco. São Caetano do Sul: Difusão, 2011.

Polit D, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed; 2019.

Teixeira E. Desenvolvimento de tecnologias cuidativo-educacionais. Porto Alegre-RS: Editora Moriá; 2020.

Oak CC, Doak LG, Root JH. Teaching patients with low literacy skills. Philadelphia: JB Lippincott; 1996.

Souza CS, Turrini RNT, Poveda VB. Translation and adaptation of the instrument “Suitability Assessment of Materials” (SAM). Rev enferm UFPE on line. 2015;9 (5):7854-61. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i5a10534p7854-7861-2015.

Coluci ZO, Alexandre MC, Milani DNM. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciên. Saude Colet. 2015; 20(3):925-936. https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013.

Ferreira AP, Coelho KR, Schlosser TCM, Poveda VB, Silva LLT. Construção e validação de cartilha de orientação perioperatória e segurança do paciente. Rev Gaúcha Enferm. 2022; 43: e20210175. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210175.p.

Galindo No NM, Alexandre ACS, Barros LM, Sá GGM, Carvalho KM, Caetano JA. Creation and validation of an educational video for deaf people about cardiopulmonary resuscitation. Rev Lat Am Enfermagem. 2019; mar; 27:e3130. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3130 PMid:30916231.

Publicado

2023-12-21 — Atualizado em 2023-12-22

Versões

Como Citar

1.
Bernieri J, Hirdes A, Vendruscolo C, Zocche DA de A, Zanatta L. Construction and validation of a booklet on mental health care in primary care / Construção e validação de cartilha sobre o cuidado em saúde mental na Atenção Primária. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 22º de dezembro de 2023 [citado 24º de novembro de 2024];15:e-12675. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12675

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics