PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES

Autores

  • Barbara Soares Avanci UNIPLI
  • Fernanda Garcia Bezerra Góes UNIPLI
  • Elaine Antunes Cortez UFF
  • Keylla Cristhiane de Almeida Corrêa UNIPLI
  • Jamilla Ribeiro Alves Pereira UNIPLI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%25p

Palavras-chave:

enfermagem, práticas educativas, concepções pedagógicas

Resumo

Objetivo: identificar a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. Metodologia: o tipo de estudo é de natureza qualitativa, sendo classificada como pesquisa bibliográfica. Resultados: emergiram duas categorias: 1) Concepção tradicional X Concepção problematizadora: dificuldade e resistência da implementação de uma concepção crítica nas práticas educativas do enfermeiro; 2) Pedagogia problematizadora: experiências de uma prática transformadora. Conclusão: o estudo realizado nos mostrou, indiretamente, a existência da concepção pedagógica tradicional nas práticas educativas do enfermeiro e a dificuldade e resistência para implementar uma pedagogia crítica em suas ações, porém, mesmo diante dessas barreiras, evidenciou-se uma mobilização de enfermeiros em vários campos de atuação com movimentos, estratégias e iniciativas de mudanças para uma concepção problematizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Soares Avanci, UNIPLI

<

Fernanda Garcia Bezerra Góes, UNIPLI

Enfermeira do Instituto de Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ); Mestre em Enfermagem (EEAP/UNIRIO); Professora Orientadora do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Elaine Antunes Cortez, UFF

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UFRJ). Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (UFF) do Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria

Keylla Cristhiane de Almeida Corrêa, UNIPLI

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Plínio Leite (8° período) e Graduada em Pedagogia pela UERJ –FFP

Jamilla Ribeiro Alves Pereira, UNIPLI

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Plínio Leite (8° período)

Downloads

Publicado

2011-01-18

Como Citar

1.
Avanci BS, Góes FGB, Cortez EA, Corrêa KC de A, Pereira JRA. PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de janeiro de 2011 [citado 25º de dezembro de 2024];3(1). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1291

Edição

Seção

Revião

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics